Enviado por JOSÉ CÍCERO DA SILVA em dom, 17/05/2015 - 23:12.
ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA – ENSINO MÉDIO/
TRAV. JOÃO TIMÓTEO DE ANDRADE S/N – PANELAS – PE / CEP: 55.470-000
REG. FED. Nº 5298 DE 23/07/1998 – CNPJ Nº 10.572.071/2217-12
TEL: 3691-2703 E-MAIL: escgregoriobezerra@gmail.com
ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41
CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PANELAS UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: BIOLOGIA, FÍSICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS E QUÍMICA.
PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
REFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO III, pag. 41.
José Cícero da Silva, Simone Cavalcanti Soares, Maria José Correia da Silva, Maria das Dores e Silva, Ednilza Maria da Silva, José Jardiel Cordeiro, Valdir de Barros Correia.
Resumo
Este trabalho, de cunho teórico e prático, teve como principal objetivo analisar a relação entre a comunidade estudantil e sociedade, tendo como referencial a crise atual na distribuição de água do Elo Compensa e tratamento da mesma. Para tanto, o artigo inicialmente analisa a questão do abastecimento de água, a partir de uma dimensão histórica do município de Panelas - PE. A seguir, é explorada a temática “crise da falta de água” enfrentada atualmente, sugerindo que a proeminência do desenvolvimento populacional do município e a falta de investimentos pelos órgãos responsáveis justificam o tal caos no momento atual, mais especificamente pelo conhecimento adquirido através de pesquisas pelos estudantes dos 2º Anos do turno da tarde, sobre as fontes de água do município. O artigo discute o conceito de soluções inovadoras sustentáveis para a utilização, conservação e preservação da água. Por fim, é abordada a relação entre a comunidade e a empresa de abastecimento, destacando a importância de cada indivíduo na preservação, reaproveitamento e utilização consciente da água, considerando as três dimensões da sustentabilidade – social ambiental e econômica.
Palavras-chave
Utilização, água; crise; Preservação; sustentabilidade; reaproveitamento; abastecimento, organização inovadora sustentável; Socioambiental;
ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41
PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
REFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO III, pag. 41.
NOME DA ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA, PANELAS – PE.
ORIENTADOR (A) DE ESTUDO: DEONY CLECIA DE MIRANDA
PROFESSORES CURSISTAS: José Cícero da Silva, Simone Cavalcanti Soares, Maria José Correia da Silva, Maria das Dores e Silva, Ednilza Maria da Silva, José Jardiel Cordeiro, Valdir de Barros Correia.
TEMA: CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PANELAS
Publico alvo: Alunos do Ensino Médio
INTRODUÇÃO
O trabalho educativo sobre: “A crise no abastecimento de água em Panelas, a ser realizado na escola tem como proposta proporcionar aos alunos a chance de se tornarem protagonistas da conscientização, pois ao aprender a devida utilização, preservação e reaproveitamento, eles tornam-se fiscais de suas próprias casas. Repassam a informação compreendida durante o Projeto educativo para casa e ensinam os pais e vizinhos.
Assim a escola tendo a função de mediadora e provocadora de mudanças propõe através deste projeto uma melhoria nas atitudes dos estudantes e da comunidade escolar em geral. A situação de abastecimento de água é complexa. Esta situação é também preocupação constante dos educadores desta escola, que desenvolverá atividades reflexivas dentro e fora da escola, enfrentando em conjunto com a comunidade de alunos, pais e órgão competentes, as causas da falta prolongada de água.
JUSTIFICATIVA:
Panelas cidade centenária de 144 anos, e com tantas fontes de água mineral, ainda vive a enfrentar durante o período de estiagem, grandes crises no processo de abastecimento de água por falta de investimentos em reservatórios deste tão precioso líquido que é a água.
OBJETIVOS
•Objetivos Gerais: Orientar aos alunos que a ação mais simples para preservarmos a pouca água acumulada nos desprovidos reservatórios de nosso município, é utilizando-a de forma consciente, Já que as autoridades competentes não se mobilizam com as devidas ações para ampliação de nossos reservatórios e da rede hidráulica.
•Objetivos específicos
- Conscientizar a comunidade escolar sobre o dever de cada um no processo de preservação da água.
- Reconhecer como os hábitos de cidadania ajudam a manter o equilíbrio na correta utilização e reutilização da água.
- Enxergar o quanto de água é desperdiçado todos os dias com a utilização indevida.
- Identificar as medidas corretas em atividades diárias para evitar o desperdício;
- Conhecer as formas de tratamento da água;
MÉTODOLOGIA
Para o desenvolvimento deste tema A crise no abastecimento de água em Panelas – PE a nossa meta foi envolver a comunidade escolar acerca do projeto trabalhando através da interdisciplinaridade, onde cada professor, adequou seus conteúdos a temática.
Componentes curriculares:
Historia : Pesquisar a historia da cidade e fontes de águas locais.
Geografia: Mapear os bairros e sítios que apresentam fontes de água.
Biologia: Estudo sobre a importância da água para preservação e existência da vida no planeta.
Português :Leitura de texto informativos sobre o tema estudado, confecções de panfletos e produções textuais.
Matemática: Elaboração de gráfico de dados dos locais e quantidades de fontes de água existentes em nosso município.
Recursos didáticos:
• Panfletos
• Internet
• Cartazes
• Pesquisa de campo
• slides
1ª etapa : Divulgação do tema A crise no abastecimento de água em Panelas: vídeos , exposição oral e visual com slides.
2ª etapa : Desenvolvimento do tema : Divisão das tarefas para cada grupo e turma;
3ª etapa : Apresentação dos temas de acordo com o que foi divididos para cada turma no decorrer do projeto : seminários, palestras, cartazes, visitas de conscientização, culminância do Projeto.
4ª etapa
Avaliação: Serão avaliados os seguintes critérios
a) Aprendizagem
b) Participação
c) Organização
d) Espírito de Equipe
e) Comportamento
f) Comprometimento do grupo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos www.srhe.pe.gov.br/ data de acesso: 13/04/2015
Como evitar o desperdício de água - Sanesul - Empresa de ... www.sanesul.ms.gov.br/conteudos.aspx?id=11 acessado em 13 de Abril de 2015.
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade www.pe.gov.br › Secretarias/ acessado em 10 de Abril de 2015.
SECRETARIA DO ESTADO DO MEIO AMBIENTE Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. 14 • DEZ • 2009. Disponível em http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/projeto_unopar[29421].pdf
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ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41
ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA – ENSINO MÉDIO/
TRAV. JOÃO TIMÓTEO DE ANDRADE S/N – PANELAS – PE / CEP: 55.470-000
REG. FED. Nº 5298 DE 23/07/1998 – CNPJ Nº 10.572.071/2217-12
TEL: 3691-2703 E-MAIL: escgregoriobezerra@gmail.com
ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41
CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PANELAS UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: BIOLOGIA, FÍSICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS E QUÍMICA.
PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
REFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO III, pag. 41.
José Cícero da Silva, Simone Cavalcanti Soares, Maria José Correia da Silva, Maria das Dores e Silva, Ednilza Maria da Silva, José Jardiel Cordeiro, Valdir de Barros Correia.
Resumo
Este trabalho, de cunho teórico e prático, teve como principal objetivo analisar a relação entre a comunidade estudantil e sociedade, tendo como referencial a crise atual na distribuição de água do Elo Compensa e tratamento da mesma. Para tanto, o artigo inicialmente analisa a questão do abastecimento de água, a partir de uma dimensão histórica do município de Panelas - PE. A seguir, é explorada a temática “crise da falta de água” enfrentada atualmente, sugerindo que a proeminência do desenvolvimento populacional do município e a falta de investimentos pelos órgãos responsáveis justificam o tal caos no momento atual, mais especificamente pelo conhecimento adquirido através de pesquisas pelos estudantes dos 2º Anos do turno da tarde, sobre as fontes de água do município. O artigo discute o conceito de soluções inovadoras sustentáveis para a utilização, conservação e preservação da água. Por fim, é abordada a relação entre a comunidade e a empresa de abastecimento, destacando a importância de cada indivíduo na preservação, reaproveitamento e utilização consciente da água, considerando as três dimensões da sustentabilidade – social ambiental e econômica.
Palavras-chave
Utilização, água; crise; Preservação; sustentabilidade; reaproveitamento; abastecimento, organização inovadora sustentável; Socioambiental;
ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41
PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
REFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO III, pag. 41.
NOME DA ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA, PANELAS – PE.
ORIENTADOR (A) DE ESTUDO: DEONY CLECIA DE MIRANDA
PROFESSORES CURSISTAS: José Cícero da Silva, Simone Cavalcanti Soares, Maria José Correia da Silva, Maria das Dores e Silva, Ednilza Maria da Silva, José Jardiel Cordeiro, Valdir de Barros Correia.
TEMA: CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PANELAS
Publico alvo: Alunos do Ensino Médio
INTRODUÇÃO
O trabalho educativo sobre: “A crise no abastecimento de água em Panelas, a ser realizado na escola tem como proposta proporcionar aos alunos a chance de se tornarem protagonistas da conscientização, pois ao aprender a devida utilização, preservação e reaproveitamento, eles tornam-se fiscais de suas próprias casas. Repassam a informação compreendida durante o Projeto educativo para casa e ensinam os pais e vizinhos.
Assim a escola tendo a função de mediadora e provocadora de mudanças propõe através deste projeto uma melhoria nas atitudes dos estudantes e da comunidade escolar em geral. A situação de abastecimento de água é complexa. Esta situação é também preocupação constante dos educadores desta escola, que desenvolverá atividades reflexivas dentro e fora da escola, enfrentando em conjunto com a comunidade de alunos, pais e órgão competentes, as causas da falta prolongada de água.
JUSTIFICATIVA:
Panelas cidade centenária de 144 anos, e com tantas fontes de água mineral, ainda vive a enfrentar durante o período de estiagem, grandes crises no processo de abastecimento de água por falta de investimentos em reservatórios deste tão precioso líquido que é a água.
OBJETIVOS
•Objetivos Gerais: Orientar aos alunos que a ação mais simples para preservarmos a pouca água acumulada nos desprovidos reservatórios de nosso município, é utilizando-a de forma consciente, Já que as autoridades competentes não se mobilizam com as devidas ações para ampliação de nossos reservatórios e da rede hidráulica.
•Objetivos específicos
- Conscientizar a comunidade escolar sobre o dever de cada um no processo de preservação da água.
- Reconhecer como os hábitos de cidadania ajudam a manter o equilíbrio na correta utilização e reutilização da água.
- Enxergar o quanto de água é desperdiçado todos os dias com a utilização indevida.
- Identificar as medidas corretas em atividades diárias para evitar o desperdício;
- Conhecer as formas de tratamento da água;
MÉTODOLOGIA
Para o desenvolvimento deste tema A crise no abastecimento de água em Panelas – PE a nossa meta foi envolver a comunidade escolar acerca do projeto trabalhando através da interdisciplinaridade, onde cada professor, adequou seus conteúdos a temática.
Componentes curriculares:
Historia : Pesquisar a historia da cidade e fontes de águas locais.
Geografia: Mapear os bairros e sítios que apresentam fontes de água.
Biologia: Estudo sobre a importância da água para preservação e existência da vida no planeta.
Português :Leitura de texto informativos sobre o tema estudado, confecções de panfletos e produções textuais.
Matemática: Elaboração de gráfico de dados dos locais e quantidades de fontes de água existentes em nosso município.
Recursos didáticos:
• Panfletos
• Internet
• Cartazes
• Pesquisa de campo
• slides
1ª etapa : Divulgação do tema A crise no abastecimento de água em Panelas: vídeos , exposição oral e visual com slides.
2ª etapa : Desenvolvimento do tema : Divisão das tarefas para cada grupo e turma;
3ª etapa : Apresentação dos temas de acordo com o que foi divididos para cada turma no decorrer do projeto : seminários, palestras, cartazes, visitas de conscientização, culminância do Projeto.
4ª etapa
Avaliação: Serão avaliados os seguintes critérios
a) Aprendizagem
b) Participação
c) Organização
d) Espírito de Equipe
e) Comportamento
f) Comprometimento do grupo
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos
www.srhe.pe.gov.br/ data de acesso: 13/04/2015
Como evitar o desperdício de água - Sanesul - Empresa de ...
www.sanesul.ms.gov.br/conteudos.aspx?id=11 acessado em 13 de Abril de 2015.
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
www.pe.gov.br › Secretarias/ acessado em 10 de Abril de 2015.
SECRETARIA DO ESTADO DO MEIO AMBIENTE Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. 14 • DEZ • 2009. Disponível em http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/projeto_unopar[29421].pdf