Balanço histórico institucional do Ensino Médio

Olá grupo!

O assunto do primeiro caderno do MEC sobre o Pacto do Ensino Médio mostra um caminho dos órgãos competentes para a universalização do Ensino Médio público de qualidade, isto é, significa a implantação da escola unitária de currículo integrado, que tenha por princípio a dialética entre sociedade, trabalho, cultura, ciência e tecnologia. Escola socialmente inclusiva e de qualidade socialmente referenciada. Faz um balanço histórico institucional do Ensino desde o Império até a República.

Quarta-feira, 30 de julho.

Abraços,

NERI  

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imagem de IVETE ELIIANA C. CARRASCO RODRIGUES

Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes- Iguatu PR

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CARLOS GOMES.FORMAÇÃO DE PREOFESSORES DO ENSINO MÉDIO.Orientadora: Ivete Eliana C. Carrasco RodriguesParticipantes:    Cleiton Fernandes SantosElenilce Sartori  Luana Dams  José Roberto Ferreira  Maria das Graças Ferreira Godoy  Martinho Lucas Godoy  Rosemare Aparecido Alves  Santina Elza Inácio  Soeli Berton Pantano  Sonia Regina Carrasco Oliveira  Valdenir Lisboa da Silva

Realizar uma formação voltada ao ensino do Ensino Médio é extremamente relevante para os profissionais da educação, pois, normalmente, nos detemos à educação de forma generalizada e com outros focos. Estudar, principalmente a história do ensino público e do ensino médio nos remete algumas reflexões, a saber:O Brasil, comparado a vários outros países, ainda está “engatinhando” na Educação, mais ainda, no ensino ofertado a toda a população.  Se analisarmos outros países mais antigos, perceberemos que sua história voltada à educação é bem mais sólida, pois tiveram bem mais tempo para acertos e erros.Nossa preocupação com o Ensino Médio é bem mais recente, passamos pelo ensino elitista até a gratuidade a toda a população. Pensando dessa forma, tivemos pouco tempo de estudo efetivo nessa área. A preocupação real iniciou-se, provavelmente, com aplicações de exames e avaliações, como o Enem, em que se verifica o nível de conhecimento de nossos alunos. Professores não tiveram uma formação voltada, exclusivamente, para esse fim, o que o pacto pode ofertar nesse momento. Teremos, agora, um momento de reflexão junto aos colegas de profissão que nos dará um pequeno norte para a superação das dificuldades enfrentadas.Sendo assim, neste primeiro encontro, tivemos uma ideia de como se dará as discussões e interações, tanto com o material de estudo e de como estão estruturados – atividades individuais e coletivas – como nos ambientes virtuais de aprendizagem da SEED e MEC.Interamos-nos também do primeiro assunto do caderno I, que teve como discussão O Ensino Médio e Formação Humana Integral, que nos remeteu a uma retrospectiva na história desta modalidade de ensino no Brasil.As discussões giraram em torno de alguns problemas do Ensino Médio, tanto geral como de nossa comunidade e possíveis soluções. Discutiu-se também sobre a proposta do Pacto e a insegurança dos profissionais, quanto ao diferente e o que teremos que ter como estudo, reflexão e ações para chegarmos ao que se espera, sua aplicabilidade do mesmo.A formação oportunizada pelo MEC é fundamental, pois é o momento em que professores do país inteiro estão debatendo o mesmo assunto em suas individualidades e compartilhando problemas e soluções, percebendo diversas realidades do país, o que torna a experiência única e enriquecedora.

Comunidades: Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Paraná

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