A AVALIAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE

A avaliação será diagnóstica e processual. Diagnóstica no sentido de que os resultados servirão de base para que os docentes redimensionem suas práticas pedagógicas, e processual por tomar como base todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação da aprendizagem será continua e cumulativa, centrada no conhecimento, busca propiciar aprendizagens socialmente significativas para os alunos. Inclui observação e registro do processo de aprendizagem. Para a avaliação utilizar-se-ão variados instrumentos de verificação, tais como: pesquisas, trabalhos, provas, apresentações, participação e envolvimento em produções, interpretação de conceitos, projetos desenvolvidos, entre outras atividades que se tornem pertinentes no desenvolvimento do trabalho. Podem ser atividades realizadas individualmente ou em grupo, desde que envolvam trabalho reflexivo por parte dos educandos. A partir desses instrumentos e seus resultados o professor acompanha a aprendizagem dos educandos verificando se os objetivos propostos estão sendo alcançados e obtém subsídios para a reflexão acerca das metodologias utilizadas, da seleção dos conteúdos, dos objetivos estabelecidos; sendo referencial para o redimensionamento do trabalho pedagógico. Desta forma a avaliação torna-se parte do processo pedagógico, pois serve tanto para acompanhar a aprendizagem dos educando, quanto para nortear o trabalho do professor. (Projeto Político Pedagógico – Colégio Est. Pe. Silvestre Kandora p. 79).
O texto acima refere-se ao exposto em nosso PPP (Projeto Político Pedagógico), no tocante a avaliação, expressa a teoria que embasa nosso entendimento sobre o processo de avaliação. No entanto, quando nos reportamos à prática docente ainda encontramos algumas fragilidades e distorções entre teoria e prática. Em parte, devido à manutenção de metodologias tradicionais, por parte de alguns professores e, por outro lado, as exigências que nos são impostas por um sistema de ensino ainda pautada em aferição de notas, com o objetivo de reprovar ou aprovar no final do ano letivo. No entanto, acreditamos que estamos hoje mais próximos de um processo de avaliação que nos permite realmente aferir as reais condições de aprendizagem dos alunos, fazendo com que as avaliações sejam parte do percurso e não somente um desfecho de todo o processo de ensino. Muitos professores já entendem a importância em diversificarem seus instrumentos de avaliação, justamente no intuito de possibilitar ao aluno diferentes formas de demonstrar o que aprenderam no decorrer do processo de ensino e, também para que o professor possa fazer uma avaliação com mais segurança do desempenho de seus alunos. Contudo, precisamos avançar se queremos uma escola democrática e inclusiva, é necessário ainda que os professores tornem mais claro para os alunos seus processos de avaliação, eles precisam ter clareza daquilo que pretendem avaliar. E, aos professores também é necessário ter mais clareza de seus critérios nas praticas avaliativas, para que efetivamente possamos favorecer o processo de aprendizagem dos alunos.

 

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