TÍTULO: Avaliação do Ensino Médio
Atividade 03 do caderno VI
Pacto - Colégio Estadual Rocha Pombo - EFM - Morretes - Paraná
Ana Cristina Cassilha
Ana Paula Fernandes dos Santos
Daiana Dal Negro
Darcicly de Souza Junqueira
Elsa Damas Ribeiro Martins
Jó Gonçalves
Leila Bonzatto
Luiza Maria Wicthoffet Machado
Maria Alice Mansur Smaka
Paula Célia Lirani
Renata Karine Wistuba
Silva Souza Reis
Stella Maris Fedalto
Tamires Cristine Ramos Teixeira
A avaliação sempre é desafiadora para o professor, pois se espera que seja integrada levando em conta todos os envolvidos no processo.
Diante dessa perspectiva temos um longo caminho para percorrer
O nosso Estado aparece em colocações acima da média nacional, porém constata-se que de cada quatro matriculados um não obtém sucesso. Verifica-se também que a taxa de abandono tem diminuído.
O nosso colégio enfrenta situação parecida. Analisando os dados de 2013 notamos que o percentual de reprovação na 1ª Série foi altíssimo, nas séries seguintes já não apresente uma grau tão elevado.
Segue abaixo a tabela:
Resultados educacionais referentes a 2013
Ensino Médio
Série Aprovados % Reprovados% Abandono%
1º 49,6 46,8 3,6
2º 58,1 37 4,9
3º 66,2 28,6 5,2
Normal/Magistério-Formação de Docentes
Série Aprovados % Reprovados% Abandono%
2º ano 92,8 7,2 0
3º ano 81,9 18,1 0
3º semestre 100 0 0
4º ano 95,6 4,4 0
4º semestre 97,2 2,8 0
5º semestre 100 0 0
Analisando os dados referentes aos resultados do ano de 2013, podemos afirmar que o índice de aprovação está abaixo do idealizado pelo coletivo escolar. Diante desses fatos o grupo percebeu que é necessário rever e tomar outras medidas para que não haja: desistentes em larga escala, abandono e um que o número r de reprovações seja menor.
As taxas de rendimento são apresentadas no início do ano letivo, apenas como dados. Não há uma discussão mais aprofundada sobre assunto, muito menos tomada de decisões quanto a esse problema.
Somente agora deparando com essa discussão proposta pelo Pacto, percebe-se que é necessário olhar com mais profundidade e tomar medidas para amenizar essa situação. O que faz? Como fazer? são questionamentos que precisam ser discutidos, por todos os profissionais da educação que fazem parte da instituição. Mas há uma certeza: Essa situação chegou a um limite. È necessário uma solução para melhore o rendimento escolar de nossos educandos, consequentemente melhorando as taxas de nossa instituição escolar.
Comments
Parabéns a todos os cursistas
Parabenizo a todos que com suas reflexões contribuíram para o nosso crescimento e entusiasmo para as mudanças necessárias a esta tão importante modalidade de ensino e idade de nossos alunos.
Aguardamos com forte expectativa a segunda etapa de trabalhos.
Feliz Natal e grande 2015 a todos.
Com carinho especial à minha turma
Mariel