Autista memoriza e desenha NY depois de 20 minutos de voo pela cidade

Stephen Wiltshire é um artista com um dom absolutamente extraordinário: ele consegue memorizar várias cenas em poucos minutos, e depois reproduzi-las com um número absurdo de detalhes em forma de desenhos.
Em 2009, Stephen foi convidado pela UBS para fazer um desenho da cidade de Nova York. Para ajudar na visualização, eles sobrevoaram toda a cidade de helicóptero por 20 minutos, o suficiente para gravar todos os detalhes.
Popularmente conhecida como memória fotográfica, a memória eidética é um talento excepcional que Steven começou a desenvolver lá pelos 7 anos, pois não falava e não se relacionava com ninguém por conta do autismo, e o desenho se transformou na melhor forma de se expressar.
Esse talento extraordinário já lhe rendeu vários prêmios e reconhecimento internacional, que ganhou mais notoriedade com o painel que ele fez da cidade de Nova York, e ficou conhecido como “The Human Camera”.

 

Comunidades:

Comments

imagem de Fran Bernardino

Sugestão de mudança de título

Olá, o título deste texto não seria "Artista" ao invés de "Autista"?

 

Abraço,

 

Vote neste Comentário
imagem de Paulo Carrano

Título "Artista ou autista?"

Olá, Fran! Acho que entendi sua preocupação. A proposta de mudança é por conta de uma possível estigmatização que o termo pode trazer, certo? Sem dúvida, o Stephen é, antes de tudo, um grande artista! 

O problema que vejo é que não se pode mudar o título original de uma matéria publicada em outro veículo. Temos de ter este especial cuidado aqui no Portal porque estamos compartilhando produções de terceiros. Então, o princípio deve ser o de preservar a integridade dos textos e citar autoria e fonte original da matéria. Se o título fosse completamente inadequado, o correto seria nem publicar a matéria. 

Sobre o termo autismo, fui buscar saber, depois de sua sugestão, e vi que ele ainda é usado pelo Ministério da Saúde e por redes de apoio. O termo completo é Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). 

Encontrei uma matéria que fala do tema no Portal da Saúde

Li comentários sobre a matéria original e pessoas comentam que ele seria portador da Síndrome de Savant que se caracteriza pela extraordinária memória. Achei também esta matéria sobre a síndrome. 

Síndrome de Savant é um mistério que fascina e intriga a ciência!

Mas, cá pra nós, você tem razão, o Stephen Wiltshire é um artista genial e dizer somente que ele é autista é muito pouco. Fiquei impressionado. 

Forte abraço, 

Paulo Carrano

Vote neste Comentário
imagem de Egley Amarolina

Publicação em nova proposta de comunidade

Carrano, muito bacana,sem sombra de dúvidas um grande artista,este post também merece estar na nova comunidade de artes o que achas?!

Vote neste Comentário
imagem de Paulo Carrano

Também na comunidade de artes

Oi, Egley! Sim, faz sentido publicar também (ao menos o link e a referência na outra comunidade).

Acho bacana esta percepção que uma publicação serve para uma e também para outras comunidades. Isso é porque o conhecimento, a arte e a cultura podem fazer sentido em várias comunidades. Aliás, isso acontece também com as disciplinas na escola, não é mesmo? Uma vez uma professora me contou uma história muito engraçada. Ela havia pedido uma definição de mineral. A estudante, então, perguntou: "a senhora quer o mineral da geografia ou da biologia?".  Ou seja, a escola é uma fábrica de fazer caixinhas. Então, vamos nós evitando as caixinhas por aqui e colocando os saberes em diálogo. 

Abraços, 

Carrano

Vote neste Comentário
imagem de Fran Bernardino

"Artista ou autista?"

Obrigada pelos esclarecimentos, Paulo!

O que me intrigou também na matéria, foi o fato de não ter sido colocado e explicado no corpo do texto que enquanto austista e artista , Stephen tem essa capacidade de memorização. A informação ficou truncada, neste sentido. Mas sim, entendo que a fonte é de terceiros e é justo que não se altere. E sim, que se discuta, dialogue!

 

abraço,

Fran

Vote neste Comentário
imagem de Egley Amarolina

Saberes em diálogo

É isso aí,já pedi para Bruna o tratamento da imagem e ajuste do texto!

Abraços!

Vote neste Comentário