Atividade – Reflexão e Ação – Caderno 1
Prof. Fabio Henrique Amaral
A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique — individualmente e em grupo — os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles .
Após a leitura das origens históricas da modalidade do ensino no Brasil, alguns desafios e necessidades são postos:
a necessidade de ampliação de sua oferta – ainda percebemos uma discrepância entre o volume de educandos matriculados no processo de ensino nos anos iniciais e os que chegam aos anos finais do Ensino Médio. Muitos cumprem apenas a etapa do Ensino Fundamental fases I e II, não buscando ou não tendo condições e/ou oportunidades de darem sequência no Ensino Médio.
a manutenção do educando na escola (combate à evasão) – das razões da grande diminuição de educandos no Ensino Médio, em comparação aos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a evasão se apresenta como uma das principais. Os educandos são levados a deixarem a escola por situações de trabalho, dificuldades econômicas da família, gravidez na adolescência e em muitos casos desinteresse pela modalidade do Ensino Médio. Este desinteresse é causado pela falta de clareza do educando quanto à funcionalidade do Ensino Médio para sua formação humana.
maior dinamismo organizacional e de condução – para o professor conseguir tornar mais efetivo o processo ensino-aprendizagem é importante que a modalidade tenha formas mais ágeis de documentação, de exposição de conteúdos e variedade de métodos avaliativos. Para isto a inserção de aparatos tecnológicos em sala e à disposição do educando e professor seja maior, mais moderna e ampla. Com melhor e maior acesso, o professor poderá aprofundar conceitos teóricos e deixar de ser apenas transmissor de conteúdos, buscando que o educando desenvolva conceitos e efetivamente apreenda os conteúdos.
melhor formação docente e acompanhamento pedagógico – os professores têm de ter uma melhor formação acadêmica, não em suas disciplinas específicas somente, mas também na formação pedagógica, que deveria ter uma maior carga horária para a formação específica de professor em sua disciplina. Também é preciso que os professores tenham apoio das equipes pedagógicas no desenvolvimento e condução de sua disciplina, mas não na forma em que ocorre hoje (quando ocorre), como fiscalização. As equipes pedagógicas em geral apresentam claro desvio de função, cumprindo tarefas muito mais amplas, que cabem à direção da escola ou a outros profissionais (psicólogos e assistentes sociais) e não conseguem executar suas atribuições junto aos professores, de orientação e de suporte, e tampouco junto aos educandos, buscando as razões para eventuais dificuldades de aprendizagem, relacionamento, etc.
Comments
Caderno I
Diante do exposto no caderno um com uma retomada na historia da educação e Ensino Médio, nos deixa claro, que sempre houve a força política do momento organizando e desenvolvendo o que seria melhor para o Estado e não realmente para os nossos estudantes, visto que os mesmo tem que sustentar nessa faixa étaria e muitos ainda tem que ajudar as famílias. Percebo que esse momento Historico, e o de dar valor maior para o individo. Mas isso só acontecerá se as políticas públicas forem realmente eficaz, e que nossos docentes consiguam em conjunto com as equipes pedagógicas, trabalharem para um fim comum, nosso jovem de ensino médio e suas experiencias podem colaboram com sua educação.