Atividade referente ao: CADERNO III - O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Atividade referente ao: CADERNO III - O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Participantes: Ana Maria de Almeida, Janaína Follmann, Elcio Mello, Ismael Ricardo, Marcio Antonio Finger, Fabiano Marcelo, Tatiana Freiberger Neiva, Juliane Wrobel do Prado, José Gruchoski

Coordenador: Alencar Caleffi.

 

Partindo da concepção de que o Currículo deve ser construído a partir da articulação e seleção de conteúdos e estratégias para atingir o mecanismo de aprendizagem de forma concreta e relevante na formação dos estudantes, percebemos ser necessário que as escolas tenham autonomia para definir estratégias e selecionar os conteúdos relevantes e que possibilitem a articulação entre as disciplinas. Mas também constatamos que seria necessário conhecer o entendimento dos estudantes acerca do papel da escola e de como o currículo interfere na sua formação.
Assim sendo, após realizar a leitura dos textos do caderno III e o debate com o grupo de professores, percebemos que seria necessário conhecer o entendimento que os estudantes do Ensino Médio possuem a cerca de alguns conceitos como trabalho, cultura, ciência e tecnologia. Foram então organizados questionamentos para serem debatidos e respondidos pelos estudantes. Cada professor realizou a atividade com uma turma do Ensino Médio, sendo contemplados todos os anos e turnos do colégio.
Com a análise dos resultados da pesquisa feita com os alunos foi possível constatar os seguintes significados e conceitos:
Trabalho: para a maioria dos estudantes é ganhar dinheiro para pagar contas, cuidar dos filhos, comprar coisas boas, adquirir bens, pagar faculdade; para poucos o trabalho é algo obrigatório e cansativo, chato.
Produção cultural: muitos entendem sua produção cultural como a prática esportiva, ouvir música, tocar instrumentos musicais; cultura estaria relacionada com as escolhas fitas pelas pessoas, como o gosto musical, esportes, uso da internet, comunicação entre amigos, uso de tecnologias.
Tecnologia: é a forma de facilitar a vida das pessoas, está em todo lugar como jogos, diversão, aplicativos e aparelhos eletrônicos.
Ciência: estuda a vida, fenômenos, é o saber, cura de doenças, pesquisas, desenvolvimento do corpo.

Comments

imagem de Tatiana Freiberger Neiva

Informação

Atividade desenvolvida pelos profissionais do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra - Guaratuba - PR

Vote neste Comentário
imagem de Tatiana Freiberger Neiva

Informação

Atividade desenvolvida pelos profissionais do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra - Guaratuba - PR

Vote neste Comentário