Atividade da página 14 do Caderno V da Etapa II do Curso PNEM-AVA-3

Na atividade da página 14 do Caderno V da Etapa II do Curso PNEM-AVA-3 encontramos a orientação para preenchimento da tabela anexa na tentativa de observar e identificar os tipos de pensamento matemático que possam estar presentes em atividades relacionadas aos conteúdos dos diversos componentes curriculares ministrados em sala de aula.

Nota-se, após análise da tabela anexa, que é possível identificar os tipos de pensamento matemático em todas as atividades propostas. Também é perceptível que há um predomínio do pensamento lógico-dedutivo nas atividades propostas em Matemática em detrimento da mera prescrição de regras e procedimentos sem comprovação.
A escolha da unidade temática a ser considerada condutiva da abordagem do conteúdo em sala de aula fica a critério dos docentes ao levarem em conta as situações atuais da conjuntura política e/ou socioeconômica da comunidade escolar e seus respectivos planejamentos individuais e coletivos.

imagem de Ana Lúcia Pereira Souto Bezerra

Atividade referente ao caderno de Matemática

O domínio das linguagens matemáticas é uma condição importante para a interpretação de diversos dados geográficos que fazem amplo uso de valores numéricos, percentuais, proporções, taxas, índices e gráficos. O exercício de linguagens matemáticas no componente curricular de geografia, bem como nas outras disciplinas, é mais do que possível, é essencial.

Com a Matemática, a Geografia possibilita, por exemplo, a integração da Cartografia: as escalas dos mapas, que requerem em alguns casos, a transformação de km para metro ou vice-versa; coordenadas geográficas, as quais usam as medidas em graus; cálculos de fusos horários. Outro ponto significativo é a leitura e a interpretação de dados através da leitura de gráficos, dados referentes ao crescimento vegetativo; inclusive com estudo de taxas de natalidade e mortalidade. Pode-se citar, também, a análise de índices de desenvolvimento humano, índices populacionais, teoria demográfica e estrutura etária.

Vote neste Comentário