Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio
Caderno I: Ensino Médio e Formação Integral
Atividade Coletiva: Reflexão e Ação- página 26
Data: 19/07/2014
Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”
GER2014 – T117
Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza
Cursistas:
Carolina Hunzicker Vannucci
Eric Allen Bueno
Márcia Francisco de Paula
Nicolas Martins de Freitas
Rosely Caetano
Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira
Vivaldo Gomes Júnior
Após a leitura do capitulo 1, do caderno 1, identificamos como desafios da Educação no decorrer do contexto histórico nacional e as especificidades locais: evasão escolar, repetência, disparidade idade série. A explicação para esses fatores deve-se:
- À falta de estrutura física-pedagógica;
- À falta de participação ativa da família e da comunidade na vida escolar do aluno;
- A estratégias e metodologias voltadas para a realidade do educando, no sentido de estimular sua permanência na escola, já que não há materiais didáticos e paradidáticos adequados e atualizados, além dos laboratórios estarem obsoletos;
- À falta de estrutura logística na organização dos horários do transporte escolar;
- Por necessitarem complementar a renda familiar, muitos alunos abandonam o ambiente escolar para ingressarem no mercado de trabalho.
Comments
Reflexões Tematica 1
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Reflexões Tematica 1
O que vemos ainda hoje são disciplinas com pouca contextualização, pouca interdisciplinaridade e muitas vezes sem sentido com o cotidiano.Isto muitas vezes se dá pelos próprios livros didáticos que, por muitas vezes trazem muitos enfeites e poucas aplicações.
Outro ponto fundamental é o pouco investimento no Ensino Médio, tanto em materiais, pedagógicos, quanto humanos.
Sem investimento adequado, o ensino público fica limitado, contrastandocom o ensino privado, resultando uma desmotivação aos estudos por parte dos alunos e também por parte dos profissionais que recebem salários baixos e pouca capacitação de qualidade.
Durante a história, o Ensino Médio foi focado em escola técnica, com formação de trabalhadores, muitas vezes alienados ao sistema. A escola passou por reformas e assim começaram a pensar em cidadãos mais críticos e atuantes, mas mesmo assim os problemas ainda continuam e permanecem, pois além de pouco investimento nas escolas podemos citar a falta de politicas públicas mais adequadas na sociedade.
Uma escola sem investimento, sem ferramentas adequadas a realidade com informações cada vez mais ágeis e tecnologias mais avançadas, se torna enfadonha, ultrapassada. E a evasão escolar também está vinculada a esses motivos. Claro que na maioria das vezes o maior motivo do abandono escolar no Ensino Médio se dá por virtude de nossos alunos necessitarem de trabalhar cada vez mais cedo para auxilio no sustento, fazendo assim com que os problemas sociais interfiram dentro da escola, prejudicando a qualidade.
Como o Ensino Médio não está adequado a uma educação igualitária, existe a necessidade de verificação de ampliação de carga horária nas disciplinas e , por não dizer, ofertas de disciplinas em contra-turno para melhor aprendizagem e qualificação, fazendo com que o aluno esteja mais fortalecido para a vivencia social e o mercado de trabalho.
As discussões avançaram muito nos últimos anos com relação a preocupação da melhoria da qualidade do ensino, a valorização profissional e o nível de conhecimento dos alunos que terminam o Ensino Médio. Mas ainda há muito a se discutir e implementar. Necessitamos de um Ensino Médio formador, capaz de inserir todos os alunos numa vida social digna, produtiva, humanitária e igualitária.
Vale ressaltar que, investimentos como datashow nas salas de aula, lousa digital, proporcionariam aos estudantes aulas mais interessantes, pois nossos alunos estão na era visual, ou seja, digital e o que temos são livros didáticos e TV Pendrive ultrapassada, ou seja, estamos com materiais na era analógica.
Texto produzido pelo grupo do Colégio Estadual Santos Dumont – Cascavel
Professores:
Elizabeth Vieira de Jesus
Maureem Dal Pai Kirschner
Sonia Avila Gonçalves
Rosangela de Fatima Schram Takase
Leila Adriana Virtuoso de Souza
Inês Daneluz de Souza
Marcia Rosimari Ames
Neiton Cézar Isquierdo
Luceide Gorethe Thibes
Pacto e os desafios do Ensino Médio
Historicamente, as instituições de ensino secundário eram seletivas. Somente os alunos provinientes de classes sociaid mais elevadas eram privilegiados com esse acesso, cujo objetivo era os cursos superiores.
A partir da década de 1990 o Ensino Médio tem se expandido em todo país, tornando-se obrigatório por meio da Emenda constitucional nº 59/2009 ampliando a obrigatoriedade escolar.
Entretanto, um dos principais desafios da educação atual gira em torno da motivação,da permanencia escolar e a busca de um conhecimento efetivo.
O Pacto do Ensino Médio tem como objetivo dar suporte aos professores buscando melhor qualidade no ensino, rompendo com os paradigmas de ensino público fraco e atrasado.