Articulação do conhecimento Caderno 4
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Articulação do Conhecimento
ORIENTADORA DE ESTUDO: Profª Drª Jandicleide Evangelista Lopes
CURSISTAS: Adriana Tessaro Will; Ademir Pinhelli Mendes; Alexsandra Dombeket Macanhan; Ana Leonor Schenfeld; Ana Letícia Bylnoski Ludwig; Ana Paula Ferreira Motta; Aparecida de Azevedo Martins; Arlete Cintra Lipski; Bénie Maria Scandelari Bussmann; Carolina Gomes Gonçalves de Mendonça; Cintia Serrano Fortes de Lima; Deisilane Mesquita Rizzi e Silva; Eliana do Rocio Czajkowski; Eric Rodrigues da Silva; Glaudemarina Silva Dias Sousa; Janete Martins Cordeiro Franco; José Carlos Mosko; Josiane Déa do Amaral Brandalize; Laércio de Mello; Ronualdo Marques; Roseli Pádua Angeloni;Rosicleri maria rosa; Silvana aparecida amaral; Silvana Ferro Zonato; Simone Constanski Santos; Wallace Kassio de Lima Ramos.
Ao pensarmos um trabalho integrado por área de conhecimento, no Colégio da Polícia Militar, percebemos a insegurança que o professor ainda tem para a realização de um planejamento interdisciplinar. A formação muito específica do docente, mas ao mesmo tempo necessária para dar conta das especificidades teórico-metodológicas dos conteúdos de cada disciplina, pode atuar como fator que dificulta esse processo, levando-os ao isolamento.Percebemos a necessidade de encontros mais frequentes entre os docentes da mesma área de conhecimento para a troca de ideias e experiências e assim, incentivar o melhor uso da hora atividade e suprimento específico para orientação dos alunos para pesquisa e produção discente.O conhecimento (ou a falta dele) que uma disciplina tem em relação a outra, poderia atuar como um fator agregador para articulação nas respectivas áreas. O planejamento em uma perspectiva que considere uma efetiva articulação das áreas de conhecimento é bem mais elaborado e trabalhoso. Existe a necessidade de reorganizar os tempos e espaços escolares para realização de seminários interclasses para exibição de filmes, realização de seminários para a socialização das produções etc.Percebemos a dificuldade em realizar o trabalho coletivo, tomando como exemplo, a própria realização destas atividades do Caderno 4,-que foi no sábado com a continuidade prevista para ser finalizada com os integrantes do grupo enviando suas contribuições por e-mail. A produção que o grupo realizou no sábado foi sistematizada e enviada por e-mail no início da semana seguinte com a solicitação de retorno das contribuições. Resultado: apenas uma pessoa enviou suas contribuições. Alguns alegaram verbalmente que não tiveram tempo para fazê-lo. Podemos perceber a partir deste relato, a necessidade de se criar uma cultura solidária, comprometida com a articulação do conhecimento. Apesar das dificuldades apontadas, o corpo docente envolvido com este curso, realizou um excelente trabalho na perspectiva de exercitar um planejamento articulado, como podemos perceber no exemplo abaixo:
O professores de História, Geografia, Filosofia e Sociologia ensaiaram uma proposta pedagógica organizada por área de conhecimento: A proposta foi organizada a partir de conceitos estruturantes que seriam trabalhados (aula interclasses no auditório) a partir de um filme para problematizar e contextualizar o conceito estruturante na área de conhecimento. Cada disciplina faria o recorte dos conteúdos estruturantes de acordo com as Diretrizes Orientadoras do Currículo do Estado do Paraná a fim de indicar os conteúdos específicos que seriam trabalhados para contribuir na construção conceitual do conceito estruturante investigado a serem trabalhados nas aulas específicas de cada disciplina. A avaliação trimestral seria o momento para as amarrações interdisciplinares, por meio da produção de mapas conceituais e realização de seminários (interdisciplinares), produção de vídeo/rádio/jornal seguidos de seminário de socialização e discussão das produções, uma avaliação escrita específica por disciplina e uma avaliação interdisciplinar. Sendo possível (estrutura física e disponibilização de demandas para suprimento) seria realizado um projeto integrador no contraturno de aula dos alunos, a fim de que os professores das quatros disciplinas pudessem orientar os alunos na pesquisa e produção discente dos materiais para socialização.