ANÁLISE DO PRIMEIRO ENCONTRO - COLEGIO ESTADUAL JARDIM CONSOLATA - CASCAVEL

                   Análise do texto 1 – dia 19-07-14  profª Arceni Matthes
Quando analisamos as problemáticas que estamos enfrentando com o Ensino Médio, percebemos que não são fatos isolados. Fazendo um resgate na história, percebemos que sempre nos defrontamos com situações conflituosas que exigiram maiores reflexões para tentar amenizar ou resolver essas questões.
Vimos que a educação ao longo da história passou por várias mudanças. No período colonial existia a educação para a elite e a educação para o povo. Com a proclamação da república a política educacional permaneceu com o mesmo formalismo. A educação foi mencionada em todas as constituições desde a primeira até a última, a de 5 de outubro de 1988, porém a problemática se arrasta até os dias atuais. E as próprias políticas educacionais fazem essa distinção entre a educação intelectual e a educação industrial.
A constituição em vigor avançou em alguns aspectos que repassa o dever pela educação para o estado e a sociedade. Porém resolver a problemática da educação em especial do Ensino Médio é um grande desafio. Não podemos continuar lidando com as várias esferas da educação (educação infantil, fundamental e médio) isolados, porque um complementa o outro. É praticamente impossível sanar as deficiências em algumas áreas somente quando o aluno chega no Ensino Médio, pois muitos conteúdos são pré-requisitos. Portanto, a dificuldade do aluno somente aumenta. Precisamos rever a educação desde a pré-escola para conseguir diminuir as dificuldades do Ensino Médio.

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imagem de Déborah Cristina KIch de Los Santos

Pacto Nacional pelo Ensino Médio

Parabéns pela sua análise!

Acredito que a partir dos estudos que faremos no Pacto Nacional pelo Ensino Médio, avançaremos muito na fundamentação teórica que nos dará subsídeos para compreender melhor o nosso jovem do Ensino Médio.  

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