ÁGUA: NÃO CUSPA NO COPO EM QUE BEBE

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE  DA ETAPA II, CADERNO III, PÁGINA 41 - CIÊNCIAS DA NATUREZA.
COLÉGIO ESTADUAL CLEMENTE MARIANI – MARAÚ/BAHIA

ELABORADO PELO CURSISTA PROFESSOR GERALDO DANTAS SILVA

ÁGUA: NÃO CUSPA NO COPO EM QUE BEBE

Resumo
Este planejamento didático tem como propósito a integração das partes envolvidas direta e indiretamente no processo de descontaminação dos rios e da água subterrânea local. Envolve um trabalho de pesquisa colaborativo em que, os alunos, atores principais do projeto, com a mediação dos professores, identifiquem o problema, as causas e prováveis soluções.

Introdução
Devido a inexistência de fornecimento de água encanada tratada no distrito de Ibiaçu, cidade de Maraú, Estado da Bahia, as alternativas da população para o consumo da água para todos os fins se dá por meio dos ribeirões adjacentes e poços cavados nos quintais das residências. Todavia, também não existem redes coletoras de esgoto, obrigando os moradores a construírem fossas subterrâneas ou despejarem os resíduos nos ribeirões.
O relato de que alguns moradores foram diagnosticados com Entamoeba histolytica levanta a  discussão sobre a possibilidade de essas águas estarem contaminadas em razão da falta de saneamento básico no distrito, uma vez que as fezes de uma pessoa contaminada pode dar início a um ciclo contínuo de contaminações neste distrito.
Com base no exposto está sendo desenvolvido este projeto de pesquisa interdisciplinar, em que os alunos investigarão a problemática com a conscientização da comunidade e buscando também o apoio logístico dos órgãos governamentais responsáveis.

Metodologia
Serão realizados trabalhos de campo para coleta de dados tais como: amostragem de água dos ribeirões, de águas subterrâneas, relatos de pessoas que contraíram a doença e coleta de material para análise daqueles que apresentam os sintomas da infecção.
Através dos mecanismos de pesquisa os alunos buscarão informações sobre o protozoário, sua forma e ciclo de vida; consequências para as populações, como é feita a sua profilaxia; áreas mais afetadas no Brasil e no mundo e o que se tem feito para diminuir a proliferação da contaminação.
Participarão na execução do plano os professores das seguintes disciplinas com as respectivas orientações:
• Biologia (sugestão): mediar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos pesquisadores em laboratório dando o suporte técnico quando necessário; auxiliar nos cuidados que devem ser tomados quando em contato com materiais contaminados; auxiliar quanto ao uso de materiais de segurança preventiva; formular questões que devam induzir os alunos a curiosidade e buscarem soluções e respostas; rever os conceitos de higiene dos alunos; conduzi-los para a visão crítica da realidade dos ribeirões e da vegetação que os circunda, a fauna terrestre e aquática.
• Química (sugestão): mediar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos pesquisadores em laboratório orientando, quando necessário, na interpretação de dados científicos pertinentes à Química. Despertar a curiosidade para os elementos encontrados nos materiais analisados, além do hidrogênio e oxigênio, formas de combinação, processos utilizados para a purificação da água, seu ciclo na natureza etc.
• Física (sugestão): mediar os alunos pesquisadores na percepção dos problemas que uma fossa ou poço feito sem auxílio técnico pode proporcionar; como se dá um desmoronamento nesses ambientes, o que sofreria uma pessoa que caísse a tal profundidade; qual força é a empregada na retirada de água dos poços, seja por bombas elétricas ou manualmente.
• Geografia (sugestão): mediar os alunos pesquisadores na análise do solo, seus aspectos sedimentares; seus lençóis freáticos; trabalhar a cartografia do local, inserindo pontos estratégicos de nascentes; desenvolver um trabalho socioeconômico da população, relacionando residências que mantém esgotos a céu aberto e ausência de sanitários.
• Português (sugestão): mediar os alunos na produção de textos, paródias, poesias, músicas etc. com valores críticos; orientá-los na elaboração de cartas rogatórias destinadas aos poderes executivos e legislativos do município, reivindicando providências com relação ao saneamento básico da localidade.
Evidentemente, todos os demais professores podem trabalhar na execução deste plano de pesquisa, adequando essa temática em seus conteúdos.

Considerações finais
É preciso que a escola se junte à comunidade, e vice-versa, para que possamos minimizar os problemas que circundam a escola, deixando-nos comprimidos e atados. A autonomia de conhecimento se dá quando todos são participantes e (cons)cientes de suas responsabilidades, direitos e deveres.

imagem de GERALDO DANTAS SILVA

Planejamento

Elaborei este planejamento no intuito de democratizar um pouco mais a escola onde eu dou aulas. Infelizmente, tive que construí-lo sozinho por não ter colegas da mesma área na escola.

Vote neste Comentário