AÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DO ALUNO (Reflexão do CEEBJA – Campo Comprido – Curitiba)

Cada professor aplicará no primeiro dia de contato com a turma um questionário para posterior análise do banco de questões respondidas, identificando qual o perfil de sua turma.  O questionário constará as seguintes indagações:

1. Qual seu nome e a sua idade?
2. Há quanto tempo você está (ou esteve) fora de sala de aula?
3. Você trabalha? Qual sua função?
4. Qual o horário de seu turno de trabalho?
5. Com quem você mora?
6. Qual ou quais as suas expectativas em relação ao estudo?
7. Qual sua religião?
8. O que você faz em suas horas de lazer?
9. Possui algum problema de saúde grave?
10. Ao fazer uso da tecnologia (computador, celular, TV...) qual a finalidade?

Os princípios que fundamental a formação integral do aluno são: oferecer aos indivíduos perspectivas culturais; dotá-lo de autonomia intelectual, bem como da construção e do exercício de sua cidadania; assegurar-lhe a produção de novos conhecimentos; acesso aos seus direitos sociais e conscientização de seus deveres sociais.
Para atingir o indivíduo que está fora do ambiente escolar, nos propusemos a continuar motivando os que estão estudando conosco para que estes incentivem as pessoas que não estão estudando a retomarem seus estudos; uma das ações seria a de filmar depoimentos dos alunos concluintes e exibi-los para as pessoas que se propuseram a assistir a palestra.

Cristiane de Augustinho António
Elza dos Santos
Maria Solange Flor da Silva
Amauri Evangelista dos Santos
Izaquiel Melo Evaristo
Adenilson Papi
Rosimeire
Maria Helena Matos Araújo de Lima
Dirce Verri
Helmtraut Baringer Pereira

 

INTERAÇÃO ESTUDANTE/PROFESSOR (CEEBJA-Campo Comprido no dia do Estudante)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments

imagem de Catiani dos Santos

Leitura do Caderno SEED.

Leitura do Caderno SEED.

O eixo Integrador do currículo do Ensino Médio é formado pelas dimensões do Trabalho, da Ciência, da Tecnologia e da Cultura, que se constituem como essenciais à formação humana. Essas dimensões não podem ser ‘trabalhadas’ ou mesmo ‘entendidas’ de forma fragmentada, mas sim inter-relacionada.

Conforme as DCE, a escola deve orientar sua organização e seleção curricular para possibilitar aprendizagens específicas, respeitando-se o acúmulo de conhecimentos sistematizados, com vistas à transformação social e à emancipação dos sujeitos pela via da educação formal pública.

 

Vote neste Comentário