COLÉGIO ESTADUAL JOÃO PAULO II
COORDENADOR: ARNALDO DE BRITO
Ao iniciarmos as discussões sobre os desafios do Ensino Médio e as expectativas que nós educadores temos em relação ao futuro da educação no Brasil foi inevitável rever conceitos que muitas vezes não estão em consonância com as necessidades do aluno do ensino médio e com o que a sociedade espera desse individuo ao sair da escola. A realidade social, econômica, cultural e tecnológica vivida pelos nossos jovens entra em conflito com os conteúdos estruturados que não atendem aos seus desejos, mas que ao mesmo tempo é necessário o que gera conflito pela dificuldade de comunicação entre os envolvidos no processo ensino, pois estão em “tempos” diferentes. Essa dificuldade não é nova, mas atualmente os reflexos que esse conflito tem na aprendizagem são mais perceptíveis o que nos traz nesse esforço para fortalecer o Ensino Médio sendo um desafio para nós professores propor mudanças que tenham resultado significativo na educação.
Sabemos que as ações sem suporte por parte do Estado não terão efeito e é necessário que a família também participe desse projeto e que a gestão escolar crie condições para que a comunidade participe da formação dos alunos seja pela disponibilização dos espaços ou pela cobrança mais incisiva da participação da família e com essa integração somando esforços para que resulte numa escola pública de qualidade e que atenda aos anseios da comunidade na qual a instituição de ensino esta inserida.
Todos nós educadores, temos de ser comprometidos com a construção de um currículo que contemple não somente os conteúdos propostos, mas que integre as características socioeconômicas da comunidade para que o jovem se identifique com a proposta compreendendo a relevância que a escola tem na sua vida. Hoje o educando vem para escola muitas vezes obrigado e não entende o sentido de todas essas matérias/conteúdos que são obrigados a estudar e que não percebe qual sua finalidade. É uma situação delicada já que a responsabilidade de estimular o aluno é nossa. Somos nós que na vivência diária com aluno que teremos de ajuda-lo a construir seu conhecimento critico da realidade na qual esta inserida e que devido às influências externas a escola (as políticas públicas para a educação, crises econômicas, falta de recursos, tecnologias, etc.), o que acaba prejudicando a vida escolar.
O curso é um dos caminhos para compreensão dos problemas da educação do Brasil e vem num momento muito importante dada as críticas que o modelo de educação do país vem sofrendo, mas além de discursos as propostas apresentadas pelo curso, não somente por esse grupo, mas por todos os educadores que ao longo da leitura dos cadernos fizeram considerações e propostas como: maior participação da família e do Estado na educação maior liberdade para escolas desenvolverem suas atividades, maior transparência por parte do governo na aplicação dos recursos e principalmente maior diálogo entre os envolvidos com a educação para que as diretrizes curriculares não sejam suscetíveis as ideologias politicas dos governos.
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Artigo
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOSETAPA II – CADERNO Nº III MÊS: ABRILRELATOR(A) Delbora Celina Alves DinizESCOLA: Pio XI MUNICIPIO: BARRA DO CORDA MAATIVIDADES DE ESTUDOS COLETIVOSO ARTIGO:Neste artigo relatamos a crise no fornecimento de água no município de Barra do Corda, abordando o tema “Meio Ambiente” contemplando principalmente o potencial hídrico do município. Atualmente a uma preocupação sobre o desenvolvimento sustentável do uso de recursos naturais para a qualidade de vida humana, respeitando a capacidade do suporte dos ambientes e garantindo essas condições às gerações futuras. Portanto, nossa equipe, buscou embasamento que esclarece quais ações tem sido desenvolvidas a partir de pesquisas tais como: verificação de projetos da câmara dos vereadores sobre a gestão dos recursos hídricos, aonde vimos à criação do comitê da bacia hidrográfica do rio Mearim, para ter maiores delimitações do poder público e a da sociedade civil que adquirem maiores capacidades de organização e direcionamento e até a formulação de políticas na área dos recursos hídricos e a operacionalização dos comitês desta bacia. Outro ponto relevante deste artigo é o Rio Corda rio brasileiro que banha o estado do Maranhão. Antes era conhecido como rio "Capim", por existirem muitos cipós que se enrolavam em forma de corda, daí o nome rio Corda, com uma bacia hidrográfica 4700 km². A nascente do rio Corda, que fica na serra da serra da canela, a cerca de 450 m de altitude, atualmente localizada no interior de uma grande fazenda de nome Agroserra (fazenda de agrobussiness - Formosa da Serra Negra), a qual fica próxima a cidade de Fortaleza dos Nogueiras. Seus principais afluentes são os rios Pau Grosso e Rio Ourives e alguns riachos como o Pintado, Estiva, Fundo, Baixão do Sabonete e Baixão Lagoa de Dentro.Com suas águas límpidas e rápidas, percorrem aproximados 240 km até confluir com o Rio Mearim dentro do município de Barra do Corda.Ressaltamos ainda, uma entrevista com o Gestor de Educação: Cláudio José Braga, onde o entrevistado aponta como a educação pode inteferir na preservação de nossos rios, de acordo com o mesmo nosso alunado pode ser sensibilizado a ponto de formar uma consciência de que é preciso fazer uma politica de preservação tanto dos rios como as nascentes, salientando ainda, que ações como: evitar jogar lixo nos rios, desmatamento etc... contribuem positivamente quando não ocorrem....”o rio não é importante somente no aspecto ambiental, mas também econômico e social, e que partindo desse pressuposto, acredita-se que a educação tem sim, papel essencial nessa política de preservação dos rios...”.No âmbito da escola Pio XI, há o desenvolvimento de um projeto: RIOS CORDA E MEARIM: este visa sensibilizar e conscientizar para conservar e preservar, e de fomentar atitudes permanentes de conservação e preservação dos rios Corda e Mearim. Enfim, notamos que em todas as esferas deste município há uma sensibilização pra que se preservem os rios, visto que a nossa cidade sendo uma cidade turística, vive-se em função dos rios. Por isso assume grande importância e cabe a todos nós levarmos essa conscientização aos jovens, visando assim um futuro melhor.