Vamos dialogar?

É com muita alegria que lançamos o novo Portal EMdiálogo neste ano de 2011. Uma nova página, com mais interatividade e aposta no potencial criativo das redes sociais. E crença renovada na capacidade da produção de conteúdos significativos pelos  jovens estudantes do Ensino Médio. 

O Portal EMdiálogo é uma iniciativa dos Observatórios Jovem da UFF e da Juventude da UFMG. Tivemos o apoio inicial, em 2009,  da Secretaria de Educação Básica do MEC. A nossa proposta é estimular e contribuir para o diálogo entre todos os interessados na melhoria das condições de oferta da escola pública de Ensino Médio no Brasil. Aqui no portal EMdiálogo nossa atenção maior será para a escuta e a participação dos jovens e das jovens estudantes.

Como vai sua escola? Você acha que ela está ajudando para a construção de seu futuro? Dizem que a escola de Ensino Médio precisa ter qualidade, mas o que é qualidade para você? Acreditamos que as respostas para estas e outras perguntas sairão de diálogos. E é a serviço do diálogo entre os jovens e com os jovens que as seções e conteúdos do portal estarão à disposição.

Para que o diálogo possa acontecer, a informação é fundamental. É neste sentido que o portal funciona também como agência de notícias voltada para o que está acontecendo no Ensino Médio. Nossa atenção é direcionada tanto para o que ocorre nas políticas públicas e nos sistemas educacionais quanto para o dia-a-dia das escolas. A equipe do portal está sempre atenta à realidade do Ensino Médio no Brasil.

Queremos também que a notícia venha de "baixo para cima", como se diz por aí; ou seja, o portal trabalha para o crescimento da rede de estudantes observadores das escolas. Quer ser um observador/jornalista de sua escola? Entre em contato! (emdialogo@gmail.com). 

O Portal conta agora com maior capacidade de interação com as redes sociais já utilizadas pelos estudantes do Ensino Médio (Orkut, Facebook, Twitter).

Além das comunidades que mantemos (Feito EM Diálogo, Escola da Vez, por exemplo) estimulamos os e as jovens estudantes e também nossos parceiros a criarem suas próprias comunidades. Ou seja,  um canal próprio para o compartilhamento de notícias, para a expressão de opiniões, a troca de interesses e conhecimentos e lugar para fazer amizades com jovens de todo o Brasil. 

O importante é que cada um possa contar como anda a sua vida na escola. Dê seu recado, aponte os problemas e ajude a encontrar as soluções. Divulgue também aquilo que está dando certo em sua escola e que pode virar boa realidade em outra escola. 

Você quer ser um observador ou repórter de sua escola? Quer criar uma comunidade para compartilhar seus interesses? Entre em contato.

Pesquisadores, professores, centros de difusão científica e também os estudantes encontram no portal espaço para apresentar seus conteúdos (vídeos, textos, áudios etc).

Através da seção na rede do Portal você pode acessar também outras páginas  na internet, de governos e da sociedade, que estão dando a sua contribuição para a melhoria do Ensino Médio.

O professor é parte importante desse diálogo para pensar e transformar o Ensino Médio. Por isso, o EMdiálogo estimula que o professor ou a professora expressem a sua visão sobre a escola, seus problemas e as soluções que estão encontrando para fazer desta um bom lugar para se estar. Pensem neste espaço de troca como aquele papo amigo que gostamos de ter com os professores, na sala, no recreio ou mesmo quando nos encontramos fora da escola. 

Os parceiros institucionais também serão bem vindos. Que tal trabalharmos juntos para o fortalecimento do diálogo em nossas escolas públicas de Ensino Médio? Fale conosco

Sabemos do esforço e das práticas que muitas comunidades escolares empreendem para fazer do espaço escolar um território aberto ao diálogo e das dificuldades que encontram para manterem essa porta aberta. Mas sabemos também que em muitas situações não há diálogo, transparência administrativa ou ambiente escolar que convide à conversação, ao entendimento e à mediação dos inevitáveis conflitos que brotam de todos os espaços de convivência humana.

Nossa aposta é que você faça parte da rede do EMdiálogo e contribua para termos cada vez mais e melhores conteúdos.

Queremos estimular mais e melhores diálogos nas escolas e também abrir espaços para que as boas práticas já existentes circulem e que surjam novas experiências de conversação, entendimento e busca de soluções para os graves problemas encontrados nas escolas de Ensino Médio público no Brasil.

Assim, é com alegria e ânimo que lhe convidamos e nos apresentamos para contribuir para que as escolas sigam EMdiálogo!