Colégio de Padre Miguel é destaque no Programa Ensino Médio Inovador

Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón, em Padre Miguel, tem se destacado nas atividades propostas no Programa Ensino Médio Inovador (Proemi).

O projeto foi lançado em 9 de outubro de 2009, pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio. Atualmente, a Secretaria de Educação tem 52 escolas que participam do projeto.

O colégio estadual tem cinco áreas de atuação: Artes Cênicas e Linguagem; Informática voltada para a Linguagem e a Cidadania; Biotecnologia; Matemática a serviço da comunidade; e Educação Física.
A escola já realizou evento para explicar os benefícios da alimentação saudável, além de pesquisa para saber como é a alimentação de alunos, professores e funcionários.
Segundo a diretora Ana Paula Freitas Rodrigues, o resultado surpreendeu os alunos, e a maioria constatou que não tinha uma alimentação saudável. Para ela, o projeto ajuda a combater a evasão escolar e a reprovação.
– A escola não pode continuar com aquele estilo tradicional. Dentro do Ensino Médio Inovador, a participação do aluno é fundamental. Hoje em dia, a escola tem que ser “viva” para conseguir atrair cada vez mais os estudantes – disse a diretora.
Outro projeto de destaque na escola é o das Hortas Verticais, que foram montadas com materiais recicláveis. As mudas plantadas nas hortas geralmente são de salsinha, cebolinha, coentro, alecrim, hortelã e agrião. Os estudantes adubam a terra, com cascas de alimentos que seriam jogadas no lixo.
Alunos aprovam as ações
A aluna Maria Carolina Couto Padrão, de 16 anos, aprova as ações. “As pessoas falam que ser saudável é importante, mas não sabem que nutrientes que elas estão absorvendo ao comer uma verdura ou um legume”, afirmou Maria.
De acordo com a assistente de Programas e Projetos da Diretoria-Geral de Educação, Elizabeth Rocha, o programa é proveitoso. ” Temos resultados que mostram melhoras na qualidade da aprendizagem dos alunos que participam do Proemi”, disse Elizabeth.