Movimento "Yo soy 132"

"Movimiento Yo soy 132”Não há cidadania sem liberdade de expressão!

O movimento nasceu em oposição ao candidato à presidência pelo PRI e reivindica maior democratização da mídia no México. Está sendo tratado como uma espécie de "primavera mexicana" e já ganhou simpatizantes em outros países.

No dia 11/5/2012, ao término de uma apresentação de sua plataforma política na Universidad Iberoamericana, na Cidade do México, o candidato do PRI (Partido Revolucionario Institucional), Enrique Peña Nieto (EPN) foi questionado pelos estudantes sobre a violentíssima repressão que perpetrou quando era governador do Estado do México, durante os acontecimentos conhecidos como "Distúrbios de Atenco", em 2006. Ali, houve duas mortes, centenas de presos (muitos de forma arbitrária), sendo uma dezena de menores de idade, e até violações sexuais por parte da polícia contra algumas manifestantes foram relatadas.

A resposta de EPN aos universitários foi: "Antes de de concluir, aunque ya había, lo había hecho, voy a responder a esta cuestionamiento sobre el tema de Atenco, hecho que ustedes conocieron y que sin duda, dejó muy claro, la firme determinación del gobierno, de hacer respetar los derechos de la población del estado de México, que cuando se vieron afectados, por intereses particulares, tomé la decisión de emplear el uso de la fuerza pública para res restablecer el orden y la paz y que en el tema, lamentablemente hubo incidentes que fueron debidamente sancionados y que los responsables, y que los responsables, de los hechos, fueron consignados ante el poder judicial, pero reitero, reitero, fue una acción determinada personalmente, que asumo personalmente, para restablecer el orden y la paz, en el legitimo derecho que tiene el estado mexicano, de hacer uso de la fuerza pública, como además debo decirlo, fue validado por la suprema corte de justicia de la nación. muchas gracias".

Imediatamente após a resposta os estudantes começaram a vaiar e a protestar contra o candidato. Os aliados do candidato, juntamente com seus parceiros e a grande mídia do país minimizaram o episódio, fazendo com que ele transparecesse ser de outro caráter. Vindo de partidos da oposição e não de estudantes.Indignados com a repercussão do caso, 131 alunos da Universidad Iberoamericana fizeram um vídeo e o divulgaram na internet, a fim de comprovar (com direito à apresentação das suas carteiras universitárias e números de matrícula) que os que ali haviam protestado eram, sim, estudantes, e não militantes políticos ligados a outros partidos. (http://www.youtube.com/watch?v=P7XbocXsFkI)

O movimento cresceu pelo país sob o nome #Yosoy132. Milhões de Mexicanos são 132.

A favor da liberdade de expressão e contra a opressão! E você?

Fontes: http://advivo.com.br/blog/luisnassif/o-movimento-yo-soy-132-dos-estudant... - http://yosoy132media.org/#

Comunidades: