Brasil é sede do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012

Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio-Ambiente, e esse ano o Brasil será o país sede das celebrações do dia. O tema de 2012 é "Economia Verde: Ela te inclui?", e reflete a importância de cada um para o desenvolvimento sustentável.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define Economia Verde como uma economia que resulte em melhoria do bem-estar humano e da equidade social ao mesmo tempo em que reduz de forma significativa os riscos ambientais e a escassez ecológica. Você pode encontrar mais informações sobre o tema na página "O que é a Economia Verde?" do PNUMA.

Entre os outros eventos para marcar o dia, está a entrega simbólica, às Nações Unidas, do Riocentro, local onde ocorrerá a Conferência para o Desenvolvimento Sustentável, Rio +20. Durante o período da Conferência, o Riocentro será considerado território da ONU.

Em Brasília, a presidente Dilma Roussef anunciará medidas para a proteção do Meio Ambiente, como a homologação de unidades de conservação, de terras indígenas e de reservas extrativistas, e o fim dos lixões em todo o país.

Já que estamos falando em bem-estar humano, seria muito bom mesmo que acabassem todos os lixões do país. Vocês já pararam pra pensar em quantos prejuízos os lixões trazem, não só para o ambiente, contaminando solos e águas subterrâneas, como também pra toda a população nos arredores dessas áreas, propagando diversos tipos de doenças?

Infelizmente não é difícil encontrarmos nas proximidades das nossas casas terrenos com pilhas de lixo abandonadas, ou rios cheios de lixo boiando. Dá só uma olhada no que as lentes dos alunos de escolas do entorno da Fiocruz, no Rio de Janeiro, encontraram nos arredores das suas comunidades: http://cenariosrj.wordpress.com/2012/05/25/problemas-socioambientais-do-rio-de-janeiro-manguinhos/

E no seu bairro, ou perto da sua escola, você também tem problemas parecidos? Você tem alguma sugestão para melhorar esse cenário?