São Paulo (SP) – A 3ª Olimpíada de Lìngua Portuguesa Escrevendo o Futuro abriu inscrições nesta segunda-feira (19/03). O evento é destinado a professores e alunos da rede pública de ensino no Brasil, e tem como objetivo estimular a leitura e escrita de alunos dos ensinos fundamental e médio. Os professores podem se inscrever pelo site do programa até o dia 25 de maio.
A Olimpíada é fruto da parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que organizam esse projeto desde 2002. Na última edição, em 2010, foram recebidas 239.435 inscrições de professores de 60.123 escolas públicas, que mobilizaram sete milhões de estudantes de ensino fundamental e médio.
Este ano, podem participar professores e alunos do 5º ao 9º do ensino fundamental e do ensino médio. Entretanto, para que as inscrições do professor sejam validadas, as secretarias municipais e estaduais de Educação devem assinar o termo de adesão do programa.
Os textos dos alunos são divididos em quatro categorias: poemas (5º e 6º ano do ensino fundamental), memórias literárias (7º e 8º ano), crônicas (9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio) e artigos de opinião (2º e 3º ano do ensino médio). Os textos serão avaliados em etapas escolares, municipais e estaduais, que escolhem 500 trabalhos semifinalistas. Daí, ocorrerá uma etapa regional, que selecionará 152 trabalhos.
Destes, serão selecionados 20 vencedores, que serão premiados na etapa final da Olimpíada, em Brasília, que ocorrerá em dezembro. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro e um notebook, e as escolas nas quais estudam serão contempladas com laboratórios de microinformática com dez computadores, uma impressora, projetor, telão e livros.