Ação Educativa abre inscrições para formação de jovens

Projeto seleciona jovens para formação sobre educação

Estão abertas inscrições da 4ª edição do Projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), uma iniciativa da ONG Ação Educativa, em parceria com escolas públicas da Zona Leste de São Paulo. A iniciativa oferece formação para estudantes e ex-estudantes do ensino médio, tendo como foco temas relacionados ao direito à educação dos jovens: políticas públicas, a qualidade da educação básica, a articulação entre ensino médio, mercado de trabalho e ensino superior.

Além de aulas e debates, o processo de formação inclui atividades em que os participantes se engajam em ações feitas nas escolas públicas, em campanhas e processos de mobilização de outros jovens e na produção de informações que possam ajudar estudantes a pensar sobre educação, trabalho e acesso ao ensino superior. “É um processo de formação política, o que pode ser uma experiência interessante para jovens que têm vontade de se engajar em algum movimento ou iniciativa de participação social, mas nunca encontrou caminhos para isso”, explica Raquel Souza, coordenadora da iniciativa.

A formação também é dedicada a vivências e atividades voltadas para a construção de projetos de inserção e de escolha profissional e para discussão sobre as possibilidades e caminhos de acesso à formação de nível técnico e superior. Por isso, temas como o acesso a universidades públicas, os programas de ação afirmativa e bolsa de estudos para estudantes negros e oriundos de escolas públicas, a ação de cursinhos pré-vestibulares alternativos e populares também são pautas de discussão.

Para participar do projeto JADE é necessário ter idade entre 16 e 20 anos e ser estudante ou ex-estudante de escolas públicas da Zona Leste de São Paulo. Os participantes receberão bolsa auxilio e apoio para despesas com transporte e alimentação.

Mais informações pelo telefone (11) 3151-2333 ou pelo e-mail jade2011@acaoeducativa.org. As inscrições podem ser feitas no site da Ação Educativa (www.acaoeducativa.org.br) até o dia 05 de março de 2012.