Bate-papo do EMdiálogo tira dúvidas sobre novo Enem

Boa parte das dúvidas sobre o novo Enem foram esclarecidas na tarde desta quinta-feira (20) em bate-papo promovido pelo portal EMdiálogo.

O chat contou com a participação do professor Heliton Ribeiro, diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

As primeiras questões levantadas foram acerca da decisão liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que determinou a reabertura das inscrições para o exame. O professor Heliton afirmou que o Inep vai recorrer da decisão. Confira as principais perguntas feitas pelos internautas EMdiálogo.

Acaba de sair na mídia que uma decisão da Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou, em caráter liminar, a reabertura das inscrições do novo Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem).
Heliton Ribeiro
- O Inep recorrerá da decisão. O Juiz entendia que as inscrições encerrariam em 17 de agosto, ao invés de julho.

Ao recorrer da decisão sobre a reabertura das vagas, o Inep está afirmando a obrigatoriedade do CPF para se inscrever na avaliação?
Heliton Ribeiro
- Sim, o Inep tem argumentos para a utilização do CPF como identificador nacional e que nos garante a segurança de que precisamos nesse processo tão importante. Uma informação: o recurso do MP tem por base a reclamação de uma única aluna.

O Brasil não poderia desenvolver um número identificador de alunos que permitiria não apenas resolver esta questão da inscrição no Enem, mas também aprimorar o acompanhamento do fluxo escolar?
Heliton Ribeiro -
O Inep já criou esse número, mas 60% dos inscritos ao Enem são egressos- pessoas que já terminaram o ensino médio em anos anteriores

Que mudanças são propostas pelo novo Enem?
Heliton Ribeiro -
O Enem tem várias modificações. O acesso unificado é uma grande vantagem desse processo. A orientação do Ensino Médio é outro.

Vimos que algumas universidades federais, como a UFF, dedicarão apenas 5% de bônus em suas provas para a pontuação obtida no Enem. O senhor acha que isso vai alterar significativamente o resultado final?
Heliton Ribeiro -
É natural que a migração seja em etapas, por isso algumas Universidades estabeleceram um percentual pequeno, mas nas próximas edições tende a ser bem maior. Ao longo de três anos a quase totalidade das vagas será definida pelo Enem

Há autonomia das universidades para não aceitar esta diretriz? Ou será uma regra?
Heliton Ribeiro -
Cada universidade tem autonomia para definir a forma de usar o Enem.

É verdade que o número do acompanhamento de inscrição será o mesmo do cartão de confirmação?
Heliton Ribeiro -
Prezada Ana, o número final da inscrição será exatamente o de acompanhamento (8 caracteres) acrescido de 2009 à frente, totalizando 12 caracteres.

Com respeito dessa possibilidade de migração, existe alguma iniciativa que procure aumentar a assistência estudantil?
Heliton Ribeiro: As universidades estão negociando o aumento dos recursos estudantis com o MEC.

Os critérios de correção da redação serão os mesmos do ano passado?
Heliton Ribeiro -
Sim. Serão os mesmos critérios de correção.

Como funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI)?
Heliton Ribeiro
- Os resultados serão comparáveis, o que não era possível antes. Por isso a comparabilidade no tempo citada pelo Ministro.

Gostaria de saber quantas questões terão no Enem ?
Heliton Ribeiro -
Serão 45 questões por área, totalizando 180 no total.

No mês passado, foram finalmente divulgadas questões que servirão de modelo para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - que será realizado por mais de 4,5 milhões de estudantes nos dias 3 e 4 de outubro. Segundo os professores contactados pela revista VEJA as questões foram fáceis...
Heliton Ribeiro
- As questões foram apresentadas apenas para que os candidatos conhecessem o tipo de item, a forma como serão cobradas. O nível de dificuldade pode variar.

Você poderia explicar o que Inep entende por níveis de complexidade na formulação das questões do ENEM? Há um padrão universal ou internacional sendo seguido?
Heliton Ribeiro - A metodologia proposta dificulta para os alunos que chutam. No entanto, deixar em branco é equivalente a errar a questão. Na verdade, não estamos criando essa proposta. Ela já é aplicada largamente nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos. O ganho esperado para alunos cujas respostas não condizem com a respectiva proficiência é menor do que aquela se a pontuação fosse pelo número de acertos. Na Internet há uma vasta literatura sobre a metodologia da Teoria da Resposta ao Item

Prof. Heliton como será feita a distribuição de vagas nas universidades sem que os estudantes do estado não sejam prejudicados?
Heliton Ribeiro
- Hoje já existe uma mobilidade muito grande de um estudante de uma região fazendo prova em outra região, principalmente nos cursos de alta demanda.

O MEC tem tentado seguir uma lógica de trabalhar por áreas de conhecimento, no Ensino Médio Inovador. O ENEM não tende a avaliar o domínio de disciplinas?
Heliton Ribeiro
- A estrutura do Enem contempla as 4 grande áreas do conhecimento.

Haverá questões regionais na prova?
Heliton Ribeiro
- As avaliações nacionais não podem ter questões regionais que não sejam de domínio nacional.

Agora quem paga para fazer o ENEM?
Heliton Ribeiro
- No período de inscrição a taxa foi de R$35,00. Os alunos da rede pública foram isentos da taxa.

Muitas universidades fazem duas provas por ano. O Enem será aplicado uma unica vez?
Heliton Ribeiro
- A partir de 2010, o Enem terá duas edições anuais.




Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Boa parte das dúvidas sobre o novo Enem foram esclarecidas na tarde desta quinta-feira (20) em bate-papo promovido pelo portal EMdiálogo. O chat contou com a participação do professor Heliton Ribeiro, diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). As primeiras questões levantadas foram acerca da decisão liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que determinou a reabertura das inscrições para o exame. O professor Heliton afirmou que o Inep vai recorrer da decisão. Confira as principais perguntas feitas pelos internautas EMdiálogo.< Boa parte das dúvidas sobre o novo Enem foram esclarecidas na tarde desta quinta-feira (20) em bate-papo promovido pelo portal EMdiálogo. O chat contou com a participação do professor Heliton Ribeiro, diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC). As primeiras questões levantadas foram acerca da decisão liminar da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que determinou a reabertura das inscrições para o exame. O professor Heliton afirmou que o Inep vai recorrer da decisão. Confira as principais perguntas feitas pelos internautas EMdiálogo.




 

 

Comunidades:

Comments

imagem de Visitante

Total de pontos enem

O inep nao deixou claro quanto vale a prova do enem.Afinal qual seria a potuação maxima, 100, 200, 1000 pontos?

 

Vote neste Comentário