Projeto de professora resulta em obra escrita a oito mãos
O Segredo dos Amuletos é o título de uma série de livros escrita em conjunto por estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Sérgio da Costa, em São Paulo. O primeiro de um total de dez volumes, O Começo, foi lançado este mês. Criado pela professora Sandra Martins Modesto, o projeto envolve os alunos Luan Cardoso de Carvalho, Thais Mariano de Sousa, Matheus Mendes da Silva e Paulo Giordan Oliveira.
“Reunir quatro mentes, pessoas distintas, com idéias e formas de escrever diferentes. Pareceria difícil conseguir uma história única e coerente. No entanto, essa façanha rendeu um livro com 180 páginas”, conta Sandra. Segundo ela, o processo de confecção do livro compreendeu discussões, desenhos (story board) e encenação. “A partir disso, era construída uma sequência para a história, antes que ela fosse para o papel”, explica a professora. “Então, dividíamos quem ia escrever o quê. Assim eram produzidos mais de dez capítulos de uma vez.”
Os alunos escreviam os capítulos a mão ou no computador e, depois, supervisionados pela professora, reuniam-se para costurar e revisar a história.
Graduada em letras (português e inglês), Sandra atua no magistério desde 2005, após ser aprovada em concurso público para a rede pública de ensino do estado de São Paulo. Desde aquela época, trabalha na mesma instituição, em uma comunidade carente do bairro Sobradinho, na capital. “Tenho alunos excelentes e projetos que lá funcionam muito bem, como o jornal mural Construindo o Futuro e esse projeto de escrita”, ressalta.
O projeto do jornal envolve mais de 300 alunos. “É um trabalho árduo, mas compensador. E foi por meio do jornal que surgiu a série O Segredo dos Amuletos”, explica Sandra, que dá aulas para turmas de sexta e de sétima séries (sétimo e oitavo anos).
Para ela, o primeiro de todos os resultados obtidos com o projeto é o imediato resgate da fé e da auto-estima das crianças. “Esse é um bem já conquistado e algo que, admiravelmente, podemos dizer que só em ter o livro nas mãos eles já conquistaram”, enfatiza.
Sandra acredita que a educação não pode ficar restrita às aulas semanais, mas deve ser direcionada a todos os momentos do dia para atender os anseios do educando e possibilitar que ele desenvolva suas principais habilidades. “O aluno deve enxergar objetivo no que faz. Deve perceber que está se desenvolvendo e enxergar utilidade no seu ensino."
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