Para candidatos em Brasília, prova do Enem foi cansativa

Brasília - O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi encerrado às 17h30. Foram aplicadas hoje 90 questões de ciências da natureza e humanas.

Para muitos estudantes, a prova foi cansativa em função da grande quantidade de textos.  “Todas as questões tinham textos grandes, por isso a gente acaba ficando muito cansado. E amanhã ainda tem mais”, disse Bruno Coutinho, um dos cerca de 60 mil participantes do Enem em Brasília.

Como é  comum no estilo de prova do Enem, as questões de ciências da natureza trataram de temas da atualidade, como o aquecimento global e efeito estufa. Na prova de humanas, vieram  questões sobre a Guerra Fria e reforma agrária. O modelo de prova agradou a Ana Patrícia Lima, que pretende conseguir uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni).

“Foi interessante porque a prova falava de coisas que a gente vê na televisão, nas revistas, o nosso cotidiano mesmo”, disse. Ana, que já terminou o ensino médio há um ano, considerou médio o grau de dificuldade da prova.

Para os colegas Vinicius Klier Oliveira e Brunno Kenzo, o nível de dificuldade não foi alto “A prova estava trabalhosa, mas não difícil. Tinha muita interpretação, como é comum nas provas do Enem”, ponderou Vinicius. Como a Universidade de Brasília (UnB) não vai utilizar a nota do Enem em seu processo seletivo, ele pretende conseguir uma vaga em instituições federais de outros estados.

Amanhã (6) o Enem também começa às 13h (horário de Brasília). Os portões estarão abertos a partir das 12h. Os candidatos terão seus conhecimentos avaliados em linguagens e códigos, matemática e redação.