Portal Ensino Médio EMdiálogo utilizará o robô Gigapan para fazer fotos panorâmicas das escolas e promover o encontro entre estudantes de diferentes lugares.
Uma parceria do Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF e a Carnegie Mellon University (Pittsburg – EUA) utilizará tecnologia de ponta na produção de imagens panorâmicas. O robô Gigapan permitirá que estudantes do Ensino Médio brasileiro conversem sobre as paisagens de suas escolas, bairros e cidades numa das comunidades do Portal Ensino Médio EMdiálogo que será criada em breve.
O Gigapan é um projeto desenvolvido pela Nasa e utilizado pela Google em seus mapas. Foi usando esse equipamento que o professor Paulo Carrano, coordenador do Observatório Jovem da UFF e um dos coordenadores do Portal EMdiálogo, fez a foto que abre a ilustração desta matéria. O Gigapan não é uma câmara fotográfica, mas um sistema digital que produz automaticamente centenas ou milhares de imagens fotográficas e as compõe em uma só, ampliável. O sistema permite o zoom que nos leva aos mínimos detalhes de uma paisagem.
O Gigapan ficou famoso com a foto da posse de Barack Obama, no início de 2009. Nela é possível ver a multidão e aproximar para ver cada rosto.*
O equipamento foi criado em 2006 pela Carnegie Mellon University em parceria com a Nasa. A tecnologia de fazer fotos gigantes e ultradetalhadas foi empregada pelo robô que tinha a missão de explorar o terreno do planeta Marte.
Os pesquisadores da Nasa estudaram, então, uma maneira de adaptar a tecnologia ao cotidiano terrestre. E chegaram a um trio que atua em sincronia: um robô (o Epic) que ajuda a efetuar os disparos fotográficos, um software para sincronizar e um portal com servidores potentes para os usuários subirem as imagens.
"No ano de 2008 conhecemos a tecnologia do Gigapan e utilizamos o equipamento como estratégia metodológica das atividades do Projeto de pesquisa-ação "Comuniarte Morro do Palácio", uma parceria da UFF, com o Museu de Arte Contemporânea e o Andy Warhol Museum**", relembra Paulo Carrano. A foto abaixo, uma panorâmica do campo de futebol na localidade conhecida como Chapadão, Morro do Palácio, é resultante desse projeto.
Clara Phillips, brasileira que vive nos EUA e trabalha no projeto pelo CREATE Lab da Universidade Carnegie Mellon, esteve no Observatório Jovem para apresentar a tecnologia e propor um diálogo. Através de muitas fotos, é claro, que serão possíveis de realizar com o equipamento que foi deixado por empréstimo. Segundo ela, o uso educacional do Gigapan começa a se expandir. Com sua utilização, alunos e professores podem explorar diferentes tópicos relacionados à inclusão e à diversidade em suas comunidades no contexto do projeto pedagógico de cada escola.
Para Carrano, o apoio da Universidade "Carnegie Mellon - CREATE Lab" pode mesmo render bem mais que fotos incríveis e gigantescas: “Estou animado com o diálogo que as fotos panorâmicas podem proporcianar entre os jovens e suas escolas. As imagens que produziremos junto com estudantes e professores podem ser a base para o aprimoramento da qualidade do diálogo que estamos promovendo em torno das experiências inovadoras que se realizam nas escolas públicas de Ensino Médio no Brasil. Sabemos a importância das imagens no mundo de hoje para a comunicação e produção de sentidos, mas nem sempre exploramos todas as consequências que as imagens podem ter para a reflexão sobre os nossos cotidianos", ressalta Carrano vislumbrando o potencial da utilização da gigapan para o diálogo.
O Portal EMdiálogo criará a comunidade “Paisagens da Escola” que hospedará as fotos panorâmicas. As fotos serão produzidas por estudantes com o auxílio de seus professores e da equipe do Portal EMdiálogo em visita às escolas parceiras do projeto. As escolas estaduais do Rio de Janeiro que queiram participar da comunidade “Paisagens da Escola” podem entrar em contato através do Portal EMdiálogo ou diretamente pelo e-mail emdialogo@gmail.com
“Como, por enquanto, só temos uma máquina, a experiência será limitada às escolas pública de Ensino Médio do Rio de Janeiro. Mas já sugerimos à representante do CREATE Lab o empréstimo de mais equipamentos para que possamos ampliar o diálogo com a gigapan", informa Carrano.
Ainda neste mês de dezembro, a equipe do EMdiálogo fará fotos panorâmicas junto com estudantes e professores de escolas de Niterói e da região da Cidade de Deus. Que paisagens escolares ou da cidade serão retratadas pela gigapan? São múltiplas as possilidades, pois, são múltiplos os olhares. Aguardemos!
______
* Acesse aqui o site do projeto gigapan e visualize a panorâmica e os detalhes da posse do Presidente Barack Obama
** Saiba mais sobre o Projeto Comuniarte Morro do Palácio.