Mudança de município é pedida por pouco mais de um por cento dos inscritos

Durante os oitos dias em que esteve aberto, o sistema de acompanhamento de inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 efetivou 53.542 alterações de municípios para aplicação do exame. O número corresponde a 1,3% do universo total de 4.147.527 inscritos.

As solicitações de mudanças foram realizadas conforme a opção do candidato, não sendo submetidas a nenhum tipo de avaliação por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ou do Ministério da Educação.

O sistema de acompanhamento ficou disponível de 7 a 14 de outubro. Além de redefinir a cidade, o participante pôde complementar seus dados cadastrais, informando, por exemplo, se necessitava de atendimento especial.

O Enem 2009 será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro, sábado e domingo. No sábado será aplicada a prova I, com ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo será aplicada a prova II, com linguagens, códigos e suas tecnologias, mais matemática e suas tecnologias e redação.

Os horários para fazer a prova também serão mantidos. No dia 5 de dezembro, sábado, o Enem será aplicado das 13h00 às 17h30, com 4h30 de duração. No dia 6 de dezembro, domingo, haverá uma hora a mais para a aplicação, pois nesse dia será feita a redação. O horário de domingo, portanto, será de 13h00 às 18h30. O horário considerado é o horário oficial de Brasília.

Todos os participantes receberão, no endereço apresentado na inscrição, um novo comprovante de inscrição com o local de prova. O Inep enviará também, para os participantes que informaram seus números de celular, torpedos com informação do novo local de prova.

Assessoria de Imprensa do Inep

Veja a relação das alterações por Unidade da Federação e município, segundo quantitativo de mudança.