Jogo Ludoeducativo tem recorde de acessos e anuncia novidades

gr-ludoeducativo.jpgO jogo web para vestibulandos obteve mais de 380 mil acessos desde o lançamento em agosto de 2010 e anuncia novidades contemplando redes sociais, novos tabuleiros e perguntas para atender o ensino fundamental.

O Jogo Ludoeducativo foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) e Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) pertencentes a Unesp, USP, UFSCar, Ufabc, Unifesp, Ipen, CBPF, UFPB, Ifma, UFRN, UFPI, UFMS, UnB, UEG, Ufgo e Uepg.

O jogo tem questões de múltipla-escolha, as quais os jogadores devem responder corretamente para chegarem ao final do tabuleiro. O objetivo é estimular de maneira descontraída estudantes a enfrentarem o vestibular e ampliarem seus conhecimentos em ciências.

O Ludoeducativo, em sua versão inicial lançada em agosto de 2010, teve grande sucesso, que pode ser percebido pelo número crescente de acessos (380 mil) e vários comentários de jogadores elogiando a iniciativa e indicando a amigos.

Como sugestão dos próprios jogadores e professores, o jogo evoluiu para funcionar em redes sociais como o Facebook e contemplar questões do ensino fundamental (1º e 2º ciclos). No entanto, a partir do teste com a nova faixa de usuários contemplada, percebeu-se que o jogo para crianças e adolescentes precisava ser mais interativo.

De acordo com o professor Elson Longo, diretor dos órgãos e responsável pela coordenação do projeto, "a interatividade dos elementos, que devem ser ricos em cores e movimentos, com música e efeitos sonoros, é fundamental para o sucesso de um jogo como esse". Dessa forma, toda a equipe de desenvolvimento, dividida nas áreas de computação, educação e design gráfico, realizou o máximo de possibilidade de interação multimídia, o que enriqueceu os novos tabuleiros.

Para diferenciar as abordagens e temáticas, o jogo foi segmentado em três versões: Vestibular - para o ensino médio, Ação - para o ensino fundamental ciclo 1 (2º ao 5º ano) e Radical - para o ensino fundamental ciclo 2 (6º ao 9º ano). Outra evolução considerável é que foi mobilizada na equipe de educação uma série de professores do ensino fundamental, coordenada pela professora Maria do Carmo Isaac, para o desenvolvimento de questões separadas por ano e disciplina.

De acordo com uma pesquisa de mercado, verificou-se que essa é uma proposta inédita no contexto do ensino fundamental, por isso espera-se uma boa receptividade dos alunos, que, além do mais, gostam muito do contato com a tecnologia e principalmente com jogos, fato esse levantado a partir de entrevistas com alunos e feedback dados pelos professores.

O jogo que tem quatro mil questões do ensino médio teve sua base de questões ampliada com a inserção de três mil questões para o ensino fundamental nas disciplinas de Geografia, História, Ciências e Matemática.

Para o jogo Ludoação e Ludoradical fez-se um tabuleiro animado com diversas paisagens do mundo, como o mar e praia, deserto, pirâmides, mata, dentre outras. Um diferencial desenvolvido para aproximar do jogo de tabuleiros real foi a inserção da característica do dado cair em vários lugares do tabuleiro de forma aleatória.

Em relação à ambientação sonora, foram selecionadas músicas especialmente produzidas para o público dos jogos, o que torna a dinâmica e experiência do jogo melhor e mais atrativa.

Para que o jogo sempre tenha uma aparência diferente, foram elaborados diversos personagens animados, um para cada disciplina e ano. A animação envolve propiciar interatividade ao elemento que passa a andar no tabuleiro de maneira interessante e com características próprias de cada disciplina.

Outra característica é o fato do aluno poder reportar algum tipo de erro na questão, que será avaliado pela equipe de ensino, dando uma resposta ao aluno. Com isso, tem-se a base de questões cada vez melhor com o tempo. A ideia é difundir o jogo Ludoeducativo, em suas duas versões ação e radical, para toda a rede de ensino do País, para incentivar os alunos a jogarem cada vez mais e aprenderem os conceitos de uma forma moderna e divertida.

O acesso ao jogo é gratuito e pode ser realizado pelos endereços:
www.ludoeducativo.com.br (para vestibular)
http://www.ludoradical.com.br (para ensino fundamental 2º ciclo)
http://www.ludoacao.com.br (para ensino fundamental 1º ciclo)

Informações complementares: Elson Longo - telefone (16) 3351 8214 (elson@iq.unesp.br)
(Agêlo Santilli)

Fonte: JC e-mail 4224
Data: 24/03/2011