Escola, trabalho, amigos, namorado... filhos!

jovensmaes.jpgO EMdiálogo conta histórias de estudantes do Ensino Médio que tiveram que assumir ainda na escola a maternidade e a paternidade. Como ficam os estudos? É possível conciliar jornadas de trabalho, cuidado com os filhos e escola? Confira a série de reportagens sobre o tema.

Em uma sala de aula do Colégio Estadual Professor Souza da Silveira, na zona norte do Rio de Janeiro, cinco estudantes do Ensino Médio noturno conversaram com o EMdiálogo sobre como é ser mãe e estudar. Todas com idade entre 16 e 24 anos.

De acordo com os dados mais recentes da pesquisa sobre Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), relativos a 2007, em 0,8% dos nascimentos registrados no Brasil, as mães tem menos de 14 anos. As mães com idades entre 15 e 19 anos são responsáveis por 19,3% dos nascimentos registrados.
 
No Rio de Janeiro, estado onde as mães estudantes foram entrevistadas pelo EMdiálogo, a proporção para nascimentos de crianças cujas mães tem idade inferior a 14 anos segue os dados do país – 0,8%. No caso das crianças filhas de jovens com idade entre 15 e 19 anos, que é o caso de quatro das entrevistadas, o índice é um pouco menor do que a média nacional, 17, 6% dos nascimentos.

Os estados brasileiros onde há maior proporção de nascimentos cujas mães tinham de 15 a 19 anos em 2007, são o Maranhão e o Pará, com porcentagens em torno de 25% dos registros.

jovensmaes.jpg

Alice, Jaqueline, Juliana, Mariana e Fernanda [nomes fictícios] têm em comum o fato de terem sido mães na adolescência e juventude, estando ainda na escola no início da gravidez e terem voltado a estudar. O jovem Fernando [nome fictício], também foi pai quando ainda estava no Ensino Médio.

O EMdiálogo ouviu as histórias destes jovens e em comum acordo com as moças e o rapaz decidiu por usar nomes fictícios para não expor desnecessariamente as pessoas envolvidas nos relatos. Agradecemos ao jovem pai e as jovens mães pela confiança.

Na série de reportagens, há também os relatos de Lohanna Vacariuc e Léia Vacariuc, respectivamente mãe e avó de Luna, que nasceu há pouco mais de dois meses. As duas falam sobre a experiência da maternidade ainda na escola.

Confira nas reportagens abaixo:

 As dificuldades em conviver com a família

E como fica a escola?

Diário de um pai aos 15

Quando a avó é quase mãe

Primeiro aprender para depois ensinar

 

 

Comunidades: