Diálogo aberto com os jovens do Pará

EMdiálogoPesquisadores de Minas Gerais e do Rio vão desembarcar no Pará na segunda quinzena de agosto para ouvir jovens estudantes do estado sobre o que eles esperam do Ensino Médio. Pesquisa vai ouvir jovens sobre como a escola pode contribuir em seus planos de vida.

Assim como o Portal EMdiálogo, a pesquisa é parte do projeto Diálogos com o Ensino Médio, feito em parceria entre o Observatório da Juventude da UFMG, o Observatório Jovem da UFF, com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. No Pará, a pesquisa conta com uma equipe formada por Jacqueline Serra Freire, Keite Alice Ramos, Yasmin Navarro Tuji e Camilla Freitas Lopes, da Universidade Federal do Pará (UFPA/ICED).

O projeto tem como objetivos sistematizar a produção acadêmica sobre Ensino Médio e juventude, fomentar o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e atores envolvidos nos processos de educação e de produção de conhecimentos relacionados aos jovens alunos do Ensino Médio e, por fim, realizar pesquisa sobre a opinião de jovens estudantes do Ensino Médio e seus (suas) professores (as) sobre a escola, em uma tentativa de ampliar o conhecimento disponível sobre o tema e contribuir para a avaliação da política pública de educação voltada ao Ensino Médio.

 

Pesquisa piloto

Em abril, a equipe de pesquisa realizou um primeiro diálogo com jovens das três turmas de Ensino Médio da Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC), Unidade Ressaca. Dessa atividade foram tiradas orientações para o desenvolvimento da próxima etapa da pesquisa, que acontecerá em agosto, no estado do Pará. A pesquisa no Pará é um piloto, ou seja, um teste, que orientará o que vai acontecer se a pesquisa for realizada nas outras regiões do Brasil.

Serão realizados grupos de diálogo, que são rodas de conversa, com jovens de diversas escolas estaduais de Belém (EE Visconde de Souza Franco, EE Barão do Igarapé-Miri, EE Aldebaro Klautau, EE Paes de Carvalho, EE Manoel de J Moraes, EE Eunice Weaver), Moju (EE Ernestina Maia e EE Lauro Sodré) e Santarém (EE Dom Tiago Ryan, EE Fernando José de Leão Guilhon, EE Álvaro Adolfo, EE São Filipe e EE Rio Tapajós), nos mês de agosto. Essa conversa vai contar também com a participação de pesquisadores de MG e RJ. Os professores também serão convidados a participar desse diálogo, como atores não apenas em relação às políticas públicas de educação, mas também devido a seu papel como educadores (as) e formadores (as).
 

Comunidades: