Adiamento do Enem atrasará seleção de alunos em universidade do Paraná

Curitiba - O cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atrasará o processo seletivo para o próximo semestre na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A instituição é uma das universidades federais que decidiram adotar o Enem como forma de ingresso em fase única, substituindo totalmente o vestibular tradicional.

“Devemos atrasar as matrículas que começariam na última semana do mês de janeiro. E também as datas para as cinco chamadas de aproveitamento posteriores”, informou o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Maurício Alves.

Para ele, o vazamento não afeta a credibilidade do novo Enem, é apenas uma questão operacional que precisa ser revista. “A filosofia do concurso é tão eficiente que não estamos vendo problemas nesse atraso.”

Além da UTFPR, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) usará as notas do exame no processo seletivo. No entanto, nesta instituição, a nota será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%). Por isso, não haverá mudanças no vestibular em virtude do adiamento do exame.

Segundo o diretor do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde, a primeira fase do vestibular da UFPR está mantida para o dia 29 de novembro e a segunda, para os dias 12 e 13 de dezembro.

De acordo com ele, a realização do Enem em até 45 dias, com prazo de até 60 dias para a divulgação das notas, "não trará problemas para a convocação dos aprovados”.

O diretor considerou a decisão do ministro da Educação, Fernando Haddad, de adiar o Enem “rápida, certa e eficiente”. “Era a única atitude a tomar. E o fato não abala a credibilidade do concurso, só chama a atenção de que se deve tomar cuidado redobrado.”