Juventude e Trabalho

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

 

Proposta de micro-oficina cultural originalmente elaborada para os cursistas do Jubemi (Curso "Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador").

Tema

As relações entre o/a jovem e o mundo do trabalho, em diferentes concepções do termo

Área do conhecimento

Web e conhecimento

Área temática

Juventude e Trabalho

Público

Jovens do Ensino Médio

Carga horária

6h/aula

Objetivo

Proporcionar um espaço de reflexão sobre o trabalho, incluindo escolhas acerca dos rumos profissionais, as atividades para atender a necessidades mais imediatas (a condição de quem trabalha e estuda) e aquelas que dizem respeito à satisfação e à realização pessoal, ou seja, ao campo dos sonhos.

 

1º momento: Em roda, os/as alunos/as devem escutar e/ou ler a música Fábrica, de Renato Russo.

Nosso dia vai chegar
Teremos nossa vez
Não é pedir demais:
Quero justiça,
Quero trabalhar em paz
Não é muito o que lhe peço
Eu quero trabalho honesto
Em vez de escravidão
Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance
De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?
O céu já foi azul, mas agora é cinza
E o que era verde aqui já não existe
Mas quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar
com fogo
Que venha o fogo então
Esse ar deixou minha vista cansada
Nada demais
Nada demais.

2º momento: O professor proporá que a turma seja dividida em grupo para que cada um deles converse sobre suas expectativas em relação ao mundo do trabalho e sobre as experiências que cada um/a já teve. Roteiro para a discussão em grupo:

  • O que espero?
  • O que me motiva a buscar um trabalho - necessidade? sonho? prazer?
  • Quais caminhos profissionais quero seguir?
  • Como estão as condições de trabalho na minha cidade?
  • Quais trabalhos já realizei? (Nesta questão, o professor deve problematizar sobre as diversas formas de trabalho que existem e que, muitas vezes, não são consideradas pelos jovens, como por exemplo atividades voluntárias, uma banda de música formada entre amigos, grupo de jovens, teatro na escola etc.)

 

Em seguida, cada grupo faz um resumo das conclusões para expor para a sala toda.

3º momento: Ainda reunidos, cada grupo ficará responsável por pesquisar e consolidar informações, materiais sobre alguma profissão que tenham interesse em conhecer melhor ou sobre a profissão ou profissões que gostariam de ter. O grupo pode buscar informações sobre as profissões em guias do estudante, em sites, jornais, textos, vídeos, enfim, materiais que podem ser disponibilizados pelo professor e referenciais dos próprios alunos.

4º momento: Após essa parte sobre profissões e vontades de cada um, partimos para a leitura da crônica "O louco", de Kahlil Gibran (abaixo), do “Diário de Bárbara Pina”, do “Diário de bordo de uma adolescente por Diene Ferreira Silva” e do vídeo “Cinco Vidas de Estudantes” produzido por alunos do Ensino Médio, e a partir das referências conversar sobre a influência dos adultos, sobretudo o pai e a mãe, na escolha profissional do/da jovem, bem como os aspectos que interferem nessa escolha.

Roteiro para a discussão:

  • Como conciliar a vida de estudante com o trabalho?
  • Em relação à influência do pai e da mãe, em que ajuda? Em que atrapalha?
  • Em relação a minha realização profissional: qual é o meu sonho, qual é a minha realidade?

 

O louco

Kahlil Gibran, Para além das palavras

No pátio de um manicômio encontrei um jovem com rosto pálido, bonito e transtornado. Sentei-me junto a ele sobre a banqueta e lhe perguntei:
- "Por que você está aqui?"
Olhou-me com olhar atônito e me disse:
- "É uma pergunta pouco oportuna a tua, mas vou respondê-la.
Meu pai queria fazer de mim um retrato dele mesmo, e assim também meu tio. Minha mãe via em mim a imagem de seu ilustre genitor. Minha irmã me apontava o marido, marinheiro, como o modelo perfeito para ser seguido. Meu irmão pensava que eu devia ser idêntico a ele: um vitorioso atleta.
E mesmo meus mestres, o doutor em filosofia, o maestro de música e o orador, eram bem convictos: cada um queria que eu fosse o reflexo de seu vulto em um espelho. Por isso vim para cá. Acho o ambiente mais sadio. Aqui pelo menos posso ser eu mesmo."

 

5º momento: Cada grupo analisará o material coletado e a eles será proposta a elaboração de um vídeo em que seja apresentada a profissão pesquisada contemplando aspectos positivos e/ou negativos que lhes chamaram a atenção. Este material será postado na comunidade “Projetos do Futuro” do Portal Emdiálogo e exposto na sala de aula.

 

Autor desta proposta: 
Camila Said
Aline Ferreira