Os sujeitos que edificam as escolas

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

A proposta desta atividade é sensibilizar o educando a refletir sobre a história do próprio colégio, assim como colaborar na construção histórica do próprio sujeito, considerando que a histórias dos educandos também faz parte da edificação do colégio.
O objetivo da oficina é “potencializar a possibilidade das pessoas se sentirem como agentes, e não meros coadjuvantes dos processos históricos”. Considerando a história, como resultado da ação de todas as pessoas que participaram desta “caminhada”, o que inclui professores, educandos, monitores, funcionários, aqueles que contribuem na solidificação da instituição.

 

São propostas três intervenções:
1. a de redação (direcionada para o ensino médio) - escrever sobre a história do colégio;
2. a de desenho (direcionada aos anos iniciais do fundamental) - desenhar o colégio como eles o veem;
3. a de fotografia – que pretende complementar as atividades anteriores, com uma exposição fotográfica, contando também com os desenhos e as redações.

 

Referências
CORRÊA, Guilherme Carlos. Oficina: Novos Territórios em Educação. IN: Pedagogia Libertária. Experiências Hoje. São Paulo, Ed: Imaginário, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1975.

Quais recursos podem ser utilizados para a realização desta atividade? E por que estes recursos?: 

- Materias de escritório para realização de desenhos e redações (papel, canetas, lápis de cor, etc).

- Câmera fotográfica, smartphone ou tablet para realização das fotografias.

- Impressão das fotografias para exposição.

Autor desta proposta: 
Rebeca Ramos Paloma
Juliana Aires