Youtubers são mais influentes entre jovens e adolescentes que estrelas como Jennifer Lawrence e Katy Perry

Pesquisa revela que virou febre entre teens e jovens de 13 a 18 o gosto pelo YouTubers que se tornaram mais populares que músicos conhecidos. Os teens e jovens passaram a ver astros e estrelas do youtube como autenticas celebridades, superando famosos de Hollywood.

"Dos 20 famosos mais citados pelos jovens, podem ser citadas "celebridades" que estão apresentando no You Tube vídeos com paródias de clipes, imitações, produções, blogs, gameplays de jogos eletrônicos, como pode ser visto na matéria publicada no R7 abaixo:

"Já ouviu falar de Smosh, The Fine Bros., PewDiePie, KSI ou Ryan Higa? Se tem mais de 20 anos, esses nomes podem não dizer nada para você. Mas entre a garotada de 13 e 18 anos, eles são os caras! De acordo com uma pesquisa da Variety, esses cinco Youtubers — pessoas que usam exclusivamente o Youtube para divulgar vídeos — são as pessoas mais influentes do momento entre os teens, batendo personalidades que nadam em cachês e espaço nas mídias tradicionais como Jennifer Lawrence, Seth Rogen e Leonardo DiCaprio. 

Para chegar nestes dados surpreendentes, a revista cultural entrevistou adolescentes americanos em idade de frequentar a High School (correspondente ao nosso ensino médio) para saber como eles viam 20 personalidades — dez vinham do Youtube e as outras dez, do mainstream. O resultado foi surpreendente: no Top 10, seis estrelas do Youtube contra quatro de Hollywood ou da indústria musical. 

A dupla de comediantes do Smosh, uma mistura de Porta dos Fundos com Hermes e Renato, ficou em primeiro na lista. Em segundo lugar veio The Fine Bros, que se popularizou por uma série de vídeos mostrando reações das pessoas às mais diversas coisas como, por exemplo, crianças a Game Boy, adolescentes a um clipe do Nirvana, velhinhos ao Google Glass.  

PewDiePie, o terceiro lugar da lista da Variety, é o canal mais seguido do Youtube. O rapaz sueco comenta games enquanto os joga. Em quarto, tem o britânico KSI, que se popularizou também comentando games, especialmente os de futebol, e hoje canta até rap. O último do top5 é Ryan Higa, um americano de ascendência japonesa que faz humor no Youtube. Em oitavo lugar, está Shane Dawson, famosos pelas imitações, humor e paródias de clipes famosos. Completam o top10 os astros de Hollywood Paul Walker, morto recentemente num acidente, Jennifer Lawrence, estrela dos filmes Jogos Vorazes e X-Men, e o comediante Steve Carrell, além da popstar Katy Perry. 

Para definir o ranking, o pesquisador Jeetendr Sehdev, expert em celebridades, fez perguntas para 1500 teens levando em conta não só a popularidade, mas também critérios como autenticidade e a confiança e descobriu que as celebridades do Youtube têm mais influência entre os adolescentes. Eles são, segundo a Variety, mais "engajados, incomuns e acessíveis" que as celebridades do mainstream. Além disso, os jovens curtem o senso de humor e a falta de filtro dos youtubers. Com os dados, dá para inferir que a influência do pessoal da internet é maior que de Hollywood, seja no consumo, seja no comportamento, conforme define Sehdev. 

— Se as estrelas do Youtube forem tragadas por Hollywood, correm o risco de se tornar versões menos autênticas de si mesmas, e os adolescentes vão perceber. O que pode sumir com a única coisa que os faz tão atrativos".

Veja no you tube vídeos de Smosh, The Fine Bros., PewDiePie, KSI e Ryan Diga. Há versões dubladas e legendadas.

 

Comunidades: