Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio - Professores do colégio Paulo Freire - foz do Iguaçu/PR.
As ações democráticas que a escola exerce são: Conselho escolar, Conselho de classe, reuniões pedagógicas, Projeto político pedagógico (PPP), eleição para diretor. Os princípios que norteiam a Gestão Democrática na escola são:
Descentralização: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizadas. Participação: todos os envolvidos no cotidiano escolar, devem participar da gestão: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola e toda a comunidade ao redor da escola.
Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos.
O Brasil avançou em termos políticos - Jurídicos dos ideais proclamados da democracia, a exemplo da Constituição Federal e dos principais acordos e pactos internacionais de garantia e proteção aos direitos humanos de que é signatário. Mas o modelo de gestão governamental fundamentado no neoliberalismo dificulta o fortalecimento da democracia e da cidadania, sendo esta entendida enquanto garantia dos direitos civis, políticos e sociais.
As possibilidades encontradas pelas instantâneas colegiadas na gestão da escola apontam itens necessários ao desenvolvimento de um projeto pedagógico com êxito que são: apoio institucional e definição de política governamental; vivência de gestão democrática; projeto pedagógico orientado para a formação da cidadania; domínio dos conteúdos específicos dos direitos humanos e da cidadania por todos os atores da escola, de forma a poder integrá-los aos conteúdos curriculares; prática pedagógica que respeite o aluno como sujeito produtor do conhecimento e a escola como espaço sistemático de exercício da cidadania. O educador é o elemento fundamental na construção do projeto pedagógico, o que requer uma formação profissional fundamentada nos conteúdos da cidadania democrática.