WIKI FINAL - COLÉGIO ESTADUAL PADRE EDUARDO MICHELIS - GRUPO DE ESTUDO - MISSAL - PR
Wiki Final - Professores SIS Médio - Primeira Etapa
Diante dos textos estudados, contrapondo a realidade escolar concluiu-se que devemos conhecer a diversidade em que a educação está inserida (Sujeitos), desta maneira vamos conseguir alcançar a integração dos diferentes níveis e modalidades educacionais, e almejar o resultado proposto, que é a melhoria da mesma em âmbito geral. Observamos que uma maneira de melhorar a educação é a ampliação da jornada escolar, oferecendo atividades extras curriculares que estimulem nossos alunos a gostarem de estudar. A educação integral busca contribuir com o desenvolvimento do aluno, esse seria um ponto importante para se começar, melhorar o entendimento do assunto, onde se faz necessário aumentar as discussões para definir o melhor jeito de atingir o objetivo de melhorar a educação. O jovem muitas vezes se faz de vítima da sociedade, talvez por não estar organizado com propostas claras de melhoria dentro do contexto ético de valores positivos de melhoria da sua classe social, no contexto de uma sociedade que avança muito rapidamente. É necessário que ocorra o conhecimento sobre a origem e realidade dos jovens, para a partir disso, promover uma aproximação e troca de experiências entre o jovem e o professor. Porque de um lado há um caráter universal dado pelas transformações do individuo de uma faixa etária. De outro, as diferentes construções históricas e sociais relacionadas a esse tempo/ciclo da vida.
Para tanto se faz necessário a prática de uma gestão democrática que venha contemplar a participação nas tomadas de decisões e o envolvimento da comunidade escolar. Para que não ocorra exclusões dos professores e comunidade escolar, como na alteração da grade curricular na qual não se teve a oportunidade de discutir e participar dessa reformulação. Esse tipo de exclusão origina-se no direcionamento das políticas públicas. Um dos motivos dessa exclusão pode ser a falta de clareza e/ou a intencionalidade daqueles que elaboram essas políticas, muitas vezes não entendemos e nem concordamos com as questões propostas. O Projeto Politico Pedagógico serve de suporte para nós educadores trabalharmos em nossas escolas de forma democrática, onde o aluno pode dar a sua opinião concordando ou não com o professor, buscando formar assim alunos pensantes e críticos. A cultura juvenil no Brasil, torna-se uma preocupação no espaço escolar, pois as relações da juventude são complexas e exigem compreensão das culturas juvenis que são múltiplas por inúmeros saberes que se combinam, se rejeitam e se complementam. Para discutir sobre o currículo devemos considerar o conhecimento e valorizar a história de vida dos alunos com os quais trabalhamos. O currículo escolar deveria ser unificado, levando em conta a cultura e as necessidades da modalidade de ensino que esta inserido em cada região, deve ser muito mais do que um rol de conteúdos. Sugere-se desta forma que o currículo seja unificado, para que nos casos de transferência dos alunos, obtenha-se uma mesma linguagem. O currículo deve ser flexível, com o objetivo de formar um indivíduo crítico e participante da sociedade. Analisando as diversas áreas do conhecimento,devemos considerar o currículo escolar de forma interdisciplinar (língua portuguesa, sociologia, filosofia, geografia, LEM, história, química, educação física, física, informática, artes e biologia), relacionar é a melhor saída para conseguir melhorar o processo ensino aprendizagem, mas para isso se concretizar nós professores precisamos de mais tempo para preparar as aulas e melhorias na infraestrutura das escolar, menos alunos em sala de aula, investimento em laboratórios e equipamentos. Importante citarmos também que a escola moderna tem que estar cada vez mais ligada aos acontecimentos a sua volta, a sociedade, devido a isso vemos com essencial a manutenção de uma verba por parte do estado, tendo como finalidade passeios a empresas, feiras e outros conforme as oportunidades e analisando sempre os benefícios que essas ações possam trazer para nossos alunos.
A avaliação serve para comprovar o aprendizado efetivo dos conteúdos contemplados nas disciplinas. É um meio e não um fim deveria ser uma espécie de diagnóstico, acompanhamento da aprendizagem, servir para direcionar as ações pedagógicas, garantindo assim direitos e oportunidades iguais. A avaliação deve ter como objetivo o sucesso do aluno. Ao término de determinado conteúdo, se aplica uma avaliação para verificar o nível de compreensão do aluno, suas dificuldades, o que é preciso retomar e até mesmo avaliar a forma de como repassar determinado conteúdo, o resultado serve para medir o que foi assimilado. Ao discutirmos sobre avaliações externas entendemos que é um meio de avaliar as políticas públicas, determinando a qualidade do ensino na escola. Para auxiliar nossos alunos busca-se realizar simulados e durante as aulas quando determinado conteúdo abordado foi tema de algumas destas avaliações, os professores reproduzem questões, Percebe-se que, talvez o foco destas avaliações tem sido desconsiderado, e que se tem priorizado é uma competição entre escolas, municípios e estados, que buscam resultados momentâneos e não uma real qualidade do ensino. Vemos como um fator determinante, tendo como finalidade a melhoria desses processos, que são ferramentas muito importantes para o ensino de nossos jovens, melhorar a divisão das provas, contemplando somente o conteúdo abordado nos anos anteriores a série que o aluno a ser avaliado se encontre, pois desse modo já terá visto o conteúdo que ira cair na avaliação, estando convicto que o aproveitamento sera bem maior.
Concluindo vemos que o nosso sistema educacional tem que estar sempre passando por melhorias continuas, investimentos e se atualizando para assim acompanhar as novas tendências educacionais, pois o mundo esta mais digital do que nunca e assim a informação chega a nossos jovens de maneira mais rápida, exigindo de nós professores mais agilidade, estando ligado a essas mudanças, focando cada vez mais no nosso objetivo de moldar pessoas de bem, com pensamento critico que contribuam com o desenvolvimento de nossa sociedade.
- Logue-se para poder enviar comentários