WIKI FINAL - COL. EST. BARÃO DO RIO BRANCO - INAJÁ -PR

NRE – PARANAVAÍ

ORIENTADORA: ANA PAULA BIM MALDONADO

CURSISTAS:


ALEZANGELA ELIAS MARTINS SILVA

ALINE ALENCAR FRANÇA

CAROLINA FERRARI

CLEUZA PEREIRA DE OLIVEIRA

DAYSE RIBEIRO MUNIZ

ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA

ERICA JULIANA BREDA

GENILDA MARTINS AGUILAR

IRENE DE FATIMA GALINA

kARINA GERACINA PAULA

MARINALVA APARECIDA CONSOLI

MARLY DE MOURA

ROSALINA SIMÕES

ROSILAINE PAULA MARTINS

DULCINEIA DE CASSIA FERRARI

ELAINE SINHORINI ARNEIRO

FRANCIELY ALVES DOS SANTOS

MONICA GERACINA PAULA

SILVANA APARECIDA DE OLIVEIRA

WIKI FINAL -

O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma formação continuada para professores objetivando  promover a melhoria da qualidade do Ensino, desencadeando reflexões sobre as práticas curriculares que se desenvolvem nas escolas, com foco na formação humana integral, e que deixou bem claro a importância e a necessidade da interação entre as disciplinas dos componentes curriculares, além de estabelecer um diálogo mais amplo por parte da comunidade escolar e das próprias políticas públicas, para que as Ciências Humanas e as outras áreas sejam importantes não só nas ciências, mas na vida pessoal do educando proporcionando um entendimento pessoal no processo de aprendizagem, tornando-o significativo para o aluno e com isto contribuindo para a vida em sociedade, posicionando-o como sujeito histórico capaz de transformar a  realidade em que vive. Levando-se em consideração que o conhecimento é um só e que ele só é separado por áreas para que possamos compreendê-lo melhor dentro de cada direcionamento, tem-se aí a importância do trabalho interdisciplinar tão discutido nos cadernos do Pacto e tão imprescindível para a relação e conectividade desse conhecimento.

Além da formação para o trabalho docente interdisciplinar, o Pacto destaca a importância de reconhecer as diferentes juventudes do Ensino Médio, ou seja, ressalta necessidade de atenção dos docentes e equipe gestora para com a diversidade cultural presente na escola. Neste sentido, outro aspecto de destaque do curso é a questão curricular. Assim, propõe a reformulação do Projeto Político-Pedagógico, garantindo ao adolescente, ao jovem e ao adulto trabalhador o direito a uma formação completa para a leitura do mundo e para a atuação como cidadão pertencente a um país, integrado dignamente à sua sociedade política de forma que os processos educativos deverão contribuir para a formação de seres humanos capazes de participar politicamente como sujeitos nas esferas pública e privada.

 O curso ressalta ainda a organização do currículo por áreas do conhecimento e a formação integral do educando, não bastando para o mesmo apenas acumular conhecimentos, mas saber pensar, tomar decisões e perceber as transformações do mundo moderno para construção de uma vida de sabedorias e realizações. A proposta da formação continuada desenvolvida pelo Pacto compreende o professor como um sujeito epistêmico, que elabora e produz conhecimentos com base na compreensão da realidade e nas possibilidades de transformação da sociedade.

Como formadores de sujeitos, é preciso entender que aprender não é um mero domínio de técnicas, o professor tem que ter ciência da sua responsabilidade na execução de seu trabalho, planejando coletivamente ações que venham superar a formação fragmentada da atual estrutura educacional que tem o ensino da matemática como um castigo para grande parte dos jovens, por isso é louvável que estejamos trabalhando em busca de um currículo unificado, mas essa é apenas a casca do problema. É preciso que haja investimentos na formação dos professores, pois não basta que o protagonista desta mudança domine minimamente o conteúdo, ele precisa ter capacidade para transmiti-lo, ou esse currículo será mais uma peça decorativa ao invés de dar clareza sobre as metas de ensino.  Essa é uma ação que depende do apoio de políticas públicas.

 A formação através do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi, sem dúvida, uma grande oportunidade de refletirmos sobre o estudo por áreas do conhecimento, sobre interdisciplinaridade e como ter um novo olhar para as juventudes protagonistas do Ensino Médio.