visão integrada

Com a intenção de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto escolar, refleti uma forma de trabalhar o tema: “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares. Para tanto, faz-se necessário primeiramente um bom preparo teórico por parte do docente. Em sala de aula, o primeiro passo deve ser a abordagem do conhecimento prévio do aluno, onde questionamentos como:
-A sua alimentação é adequada?
- O que é uma alimentação adequada?
-Existe relação entre a alimentação e a saúde?
- Qual é a comida típica da nossa região?
Devem ser abordados. Após isso, acredito fazer-se necessário uma exposição teórica sobre o tema abordando os diferentes aspectos interdisciplinares, inclusive o decreto n° 7212 que trata da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, responder os questionamentos realizados, além de expor os diferentes tipos de alimentos: Carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e fibras com o uso de diferentes recursos como: Slides, vídeos, maquetes.
Na pratica podemos realizar diferentes experimentos, como a detecção de carboidrato com iodo, a quantidade de calorias fornecidas por alimentos, o sentido do paladar com a degustação, entre outros.
Como fechamento do tema e como avaliação pode ser realizado na escola o dia da alimentação saudável onde cada aluno poderá trazer um alimento, e através da oralidade expor aos colegas, as propriedades, a origem, a produção, a comercialização, o valor pago, o imposto cobrado, a pegada hídrica entre outros.