VALORIZAÇÃO DO RESPEITO NO AMBIENTE DE APRENDIZADO
Respeito é mandamento hierárquico no relacionamento humano e, lamentavelmente, tende a diminuir na medida e que se estreita o relacinamento. É comum verificarmos que entre alunos e professores que não se conhecem muito bem no inicio do ano letivo agem com um certo cuidado em tratar os colegas, porém, com o decorrer dos dias passam a cuidadar de seus próprios caprichos e tentam se impor para se afirmar dentro do relacionamento estudantil.
É comum no convívio do jovem estudadante a disputa pela afirmação, a busca de ser dominanante e, muitas vezes, com os professores não é diferente, principalmente partindo do professor com relação ao aluno. O aprendizado se constrói com persistencia e, as formas de tratamento, sobretudo dos educadores devem ser pautadas no respeito praticado de forma reiterada. A corrente de estudo que pensa que atingimos resultado eficiente a partir do elogio, do bom humor, da volorização dos pequenos atos positivos merece atenção no ambiente de aprendizado, enquanto que a prepotência, a falta de paciência e a insatisfação do Educador não contribuem em nada, afastando e desistimulando o aprendiz.
Obvio que a pessoas não são iguais e além do mais têm o forjamento de carater diferenciados. Parte da possibilidade de resposta do tratamento respeitoso vem dos ensinamentos da família, do berço e os educadores, sobretudo, devem considerar essas origens. O habito de desejar bom dia, de agradecer, de elogiar as atitudes positovas do educador para o aprendiz pode contribuir de forma muito positiva para a amizade do professor e alunos. Acredito que isso só traz benefícios.