A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO UM INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR

ATIVIDADE DO PACTO DO ENSINO MÉDIO- CIENCIAS DA NATUREZA
A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO UM INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR

TEMA GERADOR

Abordagens gerais sobre o trânsito

INTRODUÇÃO

Este pequeno artigo busca trazer meios de para romper com a forma como a ciência se materializa nos currículos no cotidiano das escolas, procurando assim promover componentes que se organizam por meio de planejamentos interdisciplinares, este projeto foi elaborado e será aplicado com estudantes do Colégio Estadual Olavo Alves Pinto – CEOAP, no município de Retirolândia-Bahia, na busca de quebrar o paradigma de que as Ciências da Natureza sempre são destacadas como complexas e de difícil assimilação pelos estu¬dantes.
É comum ouvir nos conselhos de classe, que as notas mais baixas ou os componentes curriculares que mais retém/reprovam os alunos são as dessa área do conhecimento. No entanto, os conhecimentos característicos das Ciências da Natureza estão presentes na sociedade e todos os seres humanos, de uma maneira ou de outra, acabam por sofrer influência das consequências desses conhecimentos.
Este trabalho procura reafirmar a finalidade do ensino de Ciências, apontada no inciso III do artigo da LDB 9.394/96, que versa ser prioridade o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia inte¬lectual e do pensamento crítico.
Procura também propiciar aos discentes do Ensino Médio a compreensão da evolução do conhecimento científico através do tempo e em diferentes lugares na busca de soluções dos problemas cotidianos, da aplicação de conceitos científicos na resolução de situações-problema, visando melhorias na qualidade de vida, do desenvolvimento do espírito investigador e do pensamento lógico-dedutivo, incentivar o levantamento de hipóteses para a analise e compreensão de fatos da natureza.

Geral
- Orientar os alunos na construção de um conhecimento científico, utilizando-se da informática, num processo interdisciplinar, provocando a curiosidade do aluno na forma de desafios fazendo o mesmo compreender e transformar a sociedade a que pertence.

Específicos
- Proporcionar ao estudante a interação entre a ciência, a informática e outras disciplinas;
- Utilizar a informática como ferramenta pedagógica, oferecendo suporte ao processo ensino-aprendizagem;
- Instrumentalizar o estudante para a aplicabilidade da ciência no seu dia-a-dia.
- Fazer com que o aluno adquira o hábito de buscar soluções para seus problemas do dia a dia superando barreiras e dificuldades.

DESENVOLVIMENTO

Os professores do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Alves Pinto - CEOAP, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Física, Biologia, Química, Matemática, Geografia, História e Filosofia, deverão investigar, junto aos alunos, as normas técnicas e a estrutura do trabalho escolar. As turmas selecionadas, todas do Ensino Médio, serão divididas em grupos de maneira que trabalhem com o tema gerador Abordagens gerais sobre o trânsito.
As turmas estabelecerão a relação entre a Física e o Trânsito através de mapas conceituais na qual verificaram onde cada disciplina se enquadrava no tema trânsito. A partir desse momento se focaram na produção de textos, aulas práticas, vídeos ilustrativos, pesquisas sobre o Código de Trânsito, entrevistas com motoristas, ciclistas e pedestres, produção de frases sobre campanhas de conscientização para o respeito ao trânsito, etc.
Os estudantes utilizaram o computador na edição de textos, formatação de gráficos e tabelas referentes aos dados coletados, confecção de slides, uso de software educacional e pesquisa na Internet.
Para finalizar o projeto será divulgado pela Internet e em forma de cartazes, jornais, revistas em quadrinhos, maquetes e apresentações através de recursos multimídia.
Em cada disciplina serão trabalhados os seguintes temas:
Língua Portuguesa e Redação: questionários para entrevistas, resumos e revistas em quadrinhos
Artes: as cores na sinalização de trânsito.
Física: construção e interpretação de tabelas e gráficos, Leis de Newton, Velocidade, aceleração, forças e atrito.
História: história do Código Nacional de Trânsito, mudanças de tais leis na sociedade brasileira, ao longo do tempo.
Biologia: saúde física e mental e a influência das drogas e do álcool, poluição no trânsito, primeiros socorros.
Química: gases expelidos pelos escapamentos de veículos.
Matemática: estatísticas, gráficos e tabelas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Poderá ao final perceber como o uso do computador como material pedagógico pode modificar a forma de ensino de muitos professores da área de Ciências do Ensino Médio, assim bem como a influência direta na forma de aprender dos alunos, por ser a ferramenta mais em seu cotidiano. Poderá assim culminar no fato de que cada aluno demonstre um ponto de vista mais crítico e construtivo pelas atividades desenvolvidas.
Assim, esta sequência de atividades servira também de amparo aos docentes da área de ciências, pois como na visão de Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, do Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), quando afirma que a dificuldade para os professores de ciência não é atualizar, adaptar e transmitir os conteúdos, mas buscar construir em suas aulas, em conjunto com os estudantes, um repertório de conhecimentos e experiências que lhes permita interpretar, interferir e modificar aspectos da realidade.
Por fim, pela execução e desenvolvimento de todos estes trabalhos, buscar-se-á uma mudança significativa nos alunos, pela forma como estes encaram o ensino de Ciências, e por assim se tornarem mais críticos em relação às situações que serão envolvidas em tais atividades.

PACTO ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA¬¬ – DISCIPLINAR/INTERDISCIPLINAR
IDENTIFICAÇÃO
DIREC/MUNICIPIO: 12/Serrinha