USO RACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ASA SUL - CESAS

USO RACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ASA SUL - CESAS

Adriana R. de Almeida Reis
CESAS/Ead
drika.ead@gmail.com

Cleide de Fátima
CESAS/Ead
cleidefatimacead@gmail.com

Indira Rehem
CESAS/Ead
ead.indira@gmail.com

Juçara Rubem Ribeiro
CESAS/Ead
jucara.ead@gmail.com

Resumo
Este artigo apresenta o Projeto de Intervenção Local – PIL a ser desenvolvido com o apoio de pesquisa interdisciplinar com a comunidade escolar sobre o desperdício de água no cotidiano da escola. Tem por objetivo geral, conscientizar a comunidade do CESAS sobre o consumo racional da água e, por objetivos específicos, elaborar atividades interdisciplinares sobre o uso da água, sugerir a introdução de procedimentos de manutenção de instalações hidraúlicas no processo de conservação da edificação, promover atividades de educação ambiental com o intuito de fortalecer o uso racional da água tanto na escola quanto fora dela. A metodologia desta pesquisa fundamenta-se realização de pesquisas em sala sobre os hábitos relativos ao uso da água tanto com o corpo discente quanto com docentes e profissionais terceirizados, pesquisa bibliográfica de textos e artigos sobre o uso racional da água para a reflexão e apresentação do tema, propiciando ao estudante momento de debate para uma maior conscientização para interferência na realidade, apresentação de propostas para evitar o desperdício, cálculos de quantidade de água necessária para as atividades de limpeza diárias, análise de contas de águas. Outra questão a ser trabalhada refere-se ao gasto desnecessário do dinheiro público pelo uso inadequado da água. O objetivo desse estudo será debatido de forma interdisciplinar nos diversos conteúdos programáticos da modalidade de EJA. Por fim, os dados sobre o consumo de água na escola serão analisados, discutidos em sala de aula, bem como em reuniões junto ao corpo docente, discente, direção e funcionários da limpeza de forma demonstrar aos mesmos a necessidade e importância de se economizar a água do planeta.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância, Desperdício de água potável, CESAS.

1. Introdução

O Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul – CESAS é uma instituição educacional da rede pública do Distrito Federal criada por meio da Resolução nº 09 do Conselho Diretor (CD), da então Fundação Educacional do Distrito Federal, em 6 de
Junho de 1973.  Foi autorizada para funcionar pelo Parecer nº 59/73-CEDF, de 8 de outubro de 1973.  A unidade foi construída no início da década de 1970. Seu projeto segue as linhas da concepção da arquitetura moderna, com o uso da estrutura de concreto aparente, vãos livres e vedações em alvenaria convencional em alvenaria em tijolos aparentes.
As instalações da edificação tanto elétricas como hidráulicas foram concebidas de forma convencional, ou seja, embutidas no interior das vedações. As instalações hidráulicas foram executadas em aço galvanizado, material de uso comum na época da construção não recebendo nenhum tipo de manutenção ou substituição desde então. A unidade educacional possui:

Instalações Físicas do CESAS / DF

Caracterização dos espaços /  Quant.

Salas de aula  - 27
Salas de apoio (alunos PNEs) - 06
Banheiros - 08
Secretaria - 01
Salas para usos diversos (direção, apoio, orientação escolar, professores,
Coordenação. - 05
Laboratório de informática - 01
Auditório - 01
Pátio coberto - 01
Quadras de esportes - 01
Biblioteca/sala de leitura - 01
Cantinas escolares - 02
Cozinha escolar - 01
Depósitos (merenda escolar e materiais de apoio e serviços gerais) 02
Espaço Predial para EaD - 01
Fonte: Proposta Pedagógica do CESAS, 2013.

O Brasil possui a maior reserva de água mundial (WWF, 2004). Embora presente em grande quantidade no país, a água não está disponível para toda a população brasileira, seja em quantidade ou qualidade necessária.
Por este motivo, o uso racional da água vem sendo implementado no Brasil desde a década de 1980. Entretanto, não há nenhum projeto no âmbito do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Educação do Distrito Federal que envolvam as escolas públicas e promovam uma maneira de evitar o desperdício e conscientizar aos seus usuários sobre os problemas relacionados ao desabastecimento deste recurso.

2. O uso adequado da água

A água é um bem natural precioso e cada dia mais escasso devido ao mau uso feito pela população. A Organização das Nações Unidas - ONU - em um esforço para dar visibilidade a importância da água e promover a conscientização mundial sobre o uso adequado e racional, instituiu o “Dia Mundial da Água” com a publicação da “Declaração Universal dos Direitos da Água”, em 22 de março de 1992:
A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. (...) a água deve ser manipulada com racionalidade, preocupação e parcimônia. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos por onde os ciclos começam. (...) A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas atualmente disponíveis. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado. (...) O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra (UNIVERSIDADE DA ÁGUA, 2010).

A partir das comemorações do “dia Mundial da Água”, a Secretaria de Educação poderia lançar o marco de um projeto anual sobre o uso sustentável e racional da água. Visto que o ambiente escolar, é um espaço para promoção da inserção e desenvolvimento da cidadania, então, deve ser pensado em todas as suas dimensões de funcionalidade e serviço não só na área educacional, mas também social, na saúde e nas relações ambientais da comunidade escolar (BELTRAME; MOURA, 2009).
Esse projeto de uso racional pode ser respaldado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (No 9394/96) que estabelece as bases e diretrizes para a Educação Nacional. De acordo com essa lei, a educação básica tem como objetivo desenvolver no indivíduo a formação para exercer sua cidadania, indo além da simples assimilação de conteúdo, mas também no desenvolvimento de valores. Assim, a transversalidade de temas como o meio ambiente pode auxiliar o debate sobre temas que os alunos vivenciam na sua região, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes (BRASIL, 1998). A Educação Ambiental (EA) então, se apresenta como um importante instrumento para a transformação da relação da sociedade com o meio ambiente, desenvolvendo uma visão crítica frente aos problemas ambientais globais e regionais e estimulando a compreensão dos problemas e conflitos ambientais existentes (KIST, 2010).

Para a redução do desperdício de água em escolas públicas podem-se adotar as seguintes medidas:
1. Ações econômicas em nível distrital – Programa de incentivos econômicos oferecidos pela Companhia de Água e Esgoto de Brasília - CAESB - por meio de subsídios para a aquisição de equipamentos economizadores de água e de redução de tarifas para as escolas que aderirem ao Programa Distrital;
2. Ações sociais desenvolvidas em âmbito distrital e na unidade educacional – campanhas educativas e de conscientização dos usuários, visando à educação de consumo por meio da adequação de procedimentos relativos ao uso da água e da mudança de comportamento individual;
3. Ações tecnológicas – por meio da verba do Programa de Descentralização de Administrativa e Financeira - PDAF, permitir a substituição de sistemas e componentes convencionais por economizadores de água, implantação de sistemas de medição setorizada do consumo de água, detecção e correção de vazamentos, reaproveitamento de água e de reciclagem de água servida.
E na existência de uma política ambiental em nível da Secretaria, a instituição educacional pode, sob a forma de Projeto de Intervenção Local - PIL, desenvolver um projeto local de acordo com os problemas identificados no CESAS.

3. Público alvo do CESAS / DF

Desde o início do seu funcionamento, até a presente data, o CESAS oferece a Educação de Jovens e Adultos - EJA, nos períodos diurno e noturno. Atualmente a instituição educacional possui 4.216 alunos, aproximadamente 90 professores e 30 funcionários.

4. Objetivo

Promover o uso racional da água nas atividades cotidianas no âmbito da comunidade escolar. Promover a educação ambiental e despertar a responsabilidade da comunidade escolar, corpo docente, discente e funcionários alertando-as sobre o desabastecimento de água devido ao baixo volume de águas nas represas e a diminuição do ciclo pluviométrico.

5. Metodologia

A escola é o espaço de difusão de saberes e de mobilização para aquisição de valores e atitudes que promovam um exercício pleno de cidadania e uma consciência ambiental compatível com o enfrentamento das demandas contemporâneas. Deste modo, promover uma reflexão constante sobre o uso racional da água com toda a comunidade escolar: corpo docente, discente, servidores e comunidade em geral.
1. Ações pedagógicas interdisciplinares - por meio de estudos, discussões e produções de textos sobre a temática “Água” e todos os fatores que interferem em seu ciclo. Estas atividades podem ser desenvolvidas nos diversos componentes curriculares da modalidade de Educação de Jovens e Adultos sobre Educação Ambiental e o uso racional da água;
2. Conscientizar os servidores da área de Conservação e Limpeza sobre o uso adequado da água, evitando o uso de água potável para “varrer” o pátio da escola, uma prática usual. Aquisição de lavadora de alta pressão visando o uso racional de água;
3. Orientar os servidores da Cantina Comercial sobre o uso adequado da água, substituição de torneiras manuais por torneiras automáticas. Manutenção e conservação de torneiras, trocas de válvulas e carrapetas;
4. Ter por meta a identificação e constante manutenção de vazamentos nas descargas de todos os vasos sanitários existentes na escola; manutenção e troca das carrapetas das pias existentes, bem com a manutenção de válvulas e registros de água.

6. Resultados Esperados.

Que após as discussões e reflexões promovidas com toda a comunidade escolar, o insumo água possa ser usada de forma consciente e racional. E que as práticas cotidianas sejam realmente alteradas. Espera-se, ainda que o uso racional ultrapasse os muros da escola e que promova a mudanças de práticas do cotidiano, no interior de cada lar, de cada sujeito envolvido neste projeto. E que estas ações se multipliquem também nas relações destes sujeitos com o mundo externo.

7.  Referências

1. Almeida, K. D. S.; Simão, M. O. A. R. (2010). A percepção de alunos do ensino médio sobre o desperdício de água no ambiente escolar: estudo de caso em duas escolas públicas de Manaus. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil.
2. BELTRAMEL, M. B.; MOURA, G. R. S. Edificações Escolares: Infra-Estrutura Necessária ao Processo de Ensino e Aprendizagem Escolar. Revista Travessia. Cascavel, Paraná, v. 3, n. 2, 2009. [Versão eletrônica]. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/ index/search/ advancedResults> Acesso em: 14 nov. 2014
3. BRASIL. LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2014.
4. KIST, A. C. F. (2010). Concepções e práticas de educação ambiental: uma análise a partir das matrizes teóricas e epistemológicas presentes em escolas estaduais de ensino fundamental de Santa Maria – RS. Dissertação apresentada ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências, Universidade Federal de Santa Maria, RS, 136p.
5. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. Programa de Uso Racional de água e energia nas escolas - Disponível em: http://institucional.educacao.ba.gov.br/usoracional. Acesso em: 14 nov. 2014
6. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – CEDF. Resolução nº 1, de 11 de setembro de 2012. Disponível em: <http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/linkpag/resolu%C3%A7%C3%A3o_01_2012_cedf.pdf> Acesso em: 20 março 2014.
7. _____. Legislação sobre o PDAF. Disponível em: <http://www.se.df.gov.br/programas-projetos/programa-descentralizacao-administrativa-financeira.html>. Acesso em: 14 nov. 2014.
8. ______. Proposta Político Pedagógica do Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul – Cesas. Brasília. 2013.
9. ______. Proposta Pedagógica. Educação de Jovens e Adultos a Distância: Ensino Médio e Fundamental – Anos Finais do Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul – Cesas. Brasília-DF: 2013.
10. REVISTA Nova Escola. Água: A economia que faz sentido. São Paulo: Fundação Vitor Civita, n. 173, jun. 2005. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/agua-economia-faz-sentido-426109.shtml>. Acesso em: 13 nov. 2014.
11. UNIVERSIDADE DA ÁGUA. Organização não Governamental Universidade da Água. Água no planeta. Disponível em: <http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp= 3&pag=aguaplaneta.htm>. Acesso em: 13 nov. 2014.
12. ______. Declaração Universal dos Direitos da Água. Disponível em: < http://www.uniagua.org.br/public_html/website/default.asp?tp=3&pag=decla.... Acesso em: 15 nov. 2014
13. WWF.  Livro das Águas. Cadernos de Educação Ambiental. (2004). Disponível em: <http://www.redeambientalescoteira.org.br/arquivos/wwf_livro_das_aguas.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2014.