Uso das Midias

Temática3
REFLEXÃO E AÇÃO 1
Questão 1.
a) Conhecimento, interpretação de gráficos, observação, probabilidades,observação das cores, reações e comportamento em relação às cores e as formas.
b) Leitura e interpretação do contexto, análise combinatória, despertar o interesse por vários outros tipos seres vivos, estatística.
c)  Usar o método científico para ter certeza do que pode acontecer, tendo como base, que conhecimento que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
E também tendo como critério o censo comum que já tem adquirido.
Questão 2. Experiência 3 transpiração
a) A planta transpira, porque, observou-se vapor de água.
b) Porque a planta realiza o processo da fotossíntese, fazendo com que a planta absorve água em excesso, ocorre o que chamamos de transpiração. Nesse processo, o excesso de água é liberado para o ambiente na forma de gotinhas de água que se transformam em vapor. Isso acontece porque a planta estava exposta ao sol e porque o saco plástico limitou a área de transpiração, tornando visível esse processo.
Questão 3.
a) As algas marinhas e as de água doce.
Questão 4.
Sim, porque as plantas são os produtores primários, responsáveis pelo início da cadeia alimentar.
REFLEXÃO E AÇÃO 2
1) Concordamos desde que haja espaço e estrutura para essas atividades. Falta interesse por parte dos alunos em entender a importância das atividades propostas que tenham uma visão de conhecimento científico.
2)  Trabalhar um filme, mas orientar os alunos primeiro qual abordagem devem levar em consideração, fazendo com que eles percebam que há um conhecimento, uma história social que temos que entender.Por exemplo poderíamos citar o  filme TEMPOS MODERNOS.
Laboratório de ciências. Utilizar o laboratório para estudar o efeito estufa, por exemplo, fazer um mini terrário com terra, água, luz e semear umas sementes de plantas. Através do aquecimento a água evapora e condensa-se nas paredes do terrário e retorna molhando a terra fazendo a planta crescer. Disciplinas: Biologia, Física, Química. Trabalhando análise da terra,  ph da água, efeito estufa, luz, crescimento e desenvolvimento das plantas.

Reflexão e Ação 3

1. Utilizar o aparelho celular como conteúdo discutindo os danos que a radiação pode causar à saúde, conscientizar para o uso somente necessário e não em excesso, pois acaba se tornando um vício, muitos não tiram o fone de ouvido para nada, ouvem músicas com uma frequência muito alta, podendo prejudicar a audição. Entre outros vários fatores envolvendo o uso do aparelho celular como: lixo sem reciclagem, material usado para produção, custo, consumismo (Física, Química, Biologia e Matemática).

Ação reflexão 4

O uso do aparelho celular de maneira indiscriminada pela população em geral sobretudo os estudantes do Ensino Médio, nos levam a questionar sobre os reais benefícios e malefícios do uso do mesmo. As últimas informações científicas revelam que a radiação pode causar danos à saúde e algumas pesquisas foram feitas, mas a Organização Mundial de Saúde conclui que danos sérios à saúde são bastante improváveis de acontecer devido aos aparelhos celulare.  Porém, algumas nações - como Áustria, Alemanha e Suécia, recomendam aos seus cidadãos que minimizem os riscos da radiação ao: Usar "hands-free" ou viva-voz, para diminuir os efeitos da radiação; manter o aparelho celular longe do corpo; não usar o aparelho celular dentro do carro sem uma antena externa.
Levando em conta este contexto propõe - se uma pesquisa com os estudantes das seguintes disciplinas: Física – radiação; Química - composição química dos elementos; Matemática – estatística; História - origem e evolução do aparelho.
O diagnóstico da situação problema do uso exagerado e indiscriminado dos aparelhos celulares, levou o grupo de professores a elaborar uma proposta interdisciplinar de pesquisa e ação no intuito de refletir criticamente a partir desta realidade, uma abordagem final sobre o uso consciente dos aparelhos em questão.
Com qual finalidade você usa o aparelho celular? Qual o gasto mensal de aplicativos, manutenção e créditos? Que recursos, programas ou aplicativos você usa no aparelho? Qual é o custo benefício do uso do aparelho? Qual a efetiva utilidade do aparelho para você?
Com o resultado da pesquisa em mãos cada disciplina fará uso dos dados obtidos para estabelecer novos parâmetros levando ao uso consciente das tecnologias para uma qualidade de vida respeitando as condições ambientais e sociais sob a perspectiva da sustentabilidade.

Gervasio, Sidnei, Carlos, Hédio, Marcia, Jair e Gracieli