Uso crítico da Internet por crianças e adolescentes inspira debate do CETIC.br

Há que se reconhecer que os professores e alunos usam cada vez mais o computador e a Internet em suas atividades em sala de aula. No entanto a apropriação da tecnologia como ferramenta pedagógica ainda é um grande desafio em muitos lugares do país. Essas são algumas das conclusões da pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Sabe-se que no Brasil embora a Internet já esteja presente na maioria das escolas da rede pública (95%) e na rede privada (99%), a baixa velocidade de conexão à rede é um grande desafio.

Além desses dois grande desafios acima mencionados, destaca-se a importancia de tratar sobre o uso crítico da internet por crianças e adolescentes que será abordado por especialistas estrangeiros e brasileiros durante o lançamento das publicações TIC Educação 2013 e TIC Kids Online Brasil 2013.

"O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) realizará no próximo dia 10 de novembro (segunda-feira), às 19h, em São Paulo, o debate "O papel dos educadores na formação de crianças e adolescentes para o uso crítico das Tecnologias da Informação e de Comunicação".

Na ocasião, serão lançadas as publicações TIC Educação 2013 e TIC Kids Online Brasil 2013. Você, jornalista, está convidado para o evento.

O debate será mediado pelo jornalista e consultor em Comunicação e Direitos, Veet Vivarta, e reunirá especialistas que também estarão disponíveis para entrevistas:

Guilherme Canela (Escritório Regional de Ciência da Unesco para América Latina e Caribe);

Maria Luiza Belloni (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina);

Mario Volpi (UNICEF);

Venâncio Massingue (Instituto de Investigação em Ciência, Inovação e TIC em Moçambique).

Divulgados em julho, os indicadores da TIC Educação 2013 revelaram o aumento do uso do computador e Internet nas atividades em sala de aula, enquanto os indicadores da TIC Kids Online Brasil 2013, lançados em agosto, apontaram, entre outros destaques, o crescimento do uso de redes sociais por crianças e adolescentes.

A TIC Educação 2013 mostra que 47% dos professores acham que com a Internet, seus alunos acabam ficando sobrecarregados de informações, enquanto a TIC Kids Online Brasil 2013 revela que 41% dos usuários de 9 a 17 anos já tiveram ajuda do professor quando não tinham entendido algo na Internet.

O principal objetivo deste debate é discutir a importância de se promover um uso crítico da Internet por crianças e adolescentes, bem como o papel de educadores nesse contexto.

Os dados trazidos pelas pesquisas nos ajudam a entender o cenário do uso dessas tecnologias, mas é preciso aprofundar essa discussão, por isso a importância de se debater com especialistas no assunto", avalia Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

A pesquisa TIC Educação 2013 (http://www.cetic.br/pesquisa/educacao/) é realizada anualmente desde 2010 e busca avaliar a infraestrutura das TIC em escolas públicas e privadas de áreas urbanas e a apropriação das tecnologias nos processos educacionais.

Já a TIC Kids Online Brasil 2013 (http://www.cetic.br/pesquisa/kids-online/) está na sua segunda edição e gera indicadores sobre os usos que crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade fazem da Internet.

Ao final do evento, as publicações TIC Educação 2013 e TIC Kids Online Brasil 2013 serão distribuídas aos participantes".

Comunidades: