MDCOMO CHEGAR À UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO?
De acordo com o que se deseja para o ensino médio, a equiparação da faixa etária, e a garantia de que todos terão vagas nas escolas, assegurando seus direitos como estudantes, é um princípio que deve reger nossas ações. A melhoria do ensino deve vir durante a pré-escola e também durante o ensino fundamental, que servirá de base para um ensino médio de qualidade.
As inúmeras leituras e debates sobre o tema elencam ainda uma série de atitudes a serem tomadas:
• Mais investimento na formação dos professores e estrutura das escolas que abrigam o ensino médio. A estrutura é de extrema importância; sem salas adequadas, material de apoio e professores preparados, os resultados poderão se tornar ainda piores do que já são.
• Maior oferta de vagas no período diurno e vespertino, com flexibilização de conteúdos.
• Ampliação de oportunidades que façam diferença no ensino médio, desde a criação de novos projetos educacionais até a facilitação ao acesso aos projetos já existentes.
É necessário um mapeamento para definir onde há mais necessidade de ajustes, e intervenções, para que todos possam concluir o ensino fundamental, se engajar no ensino médio, e se formar neste de maneira adequada.
REFERÊNCIAS:
http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a0328100.pdf (Acesso em: Julho de 2014)
http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/universalizacao2.pdf (Acesso em: Julho de 2014)
http://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2011/07/01/para-universalizar-... (Acesso em: Julho de 2014)