Dentre os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira está a necessidade de tornar a educação uma prioridade de primeira necessidade dentro das políticas públicas dentro das esferas municipal, estadual e da União. É preciso garantir o acesso, a permanecia e o sucesso do aluno na escola com práticas que sejam atrativas ou atendam ao anseio da configuração de jovem que se apresenta atualmente e preparar este mesmo jovem a ser um protagonista, a compreender e interagir com seu mundo.
É preciso pensar o Ensino Médio para além de uma instancia que prepara à universidade, ou ainda que prepará-lo para o ingresso no mercado de trabalho. O Ensino Médio deve ser um momento de vivencia da adolescência que, através do contato e estudo de todas as áreas do conhecimento, entenda melhor os elementos que tem significado para a sociedade contemporânea e para que todas as suas escolhas pessoais, profissionais e éticas sejam bem fundamentadas, tornando-o um sujeito integrador de uma pratica social bem ampla. O ensino médio deve preparar o jovem a conhecer as políticas públicas no que tange, por exemplo, a saúde, a economia e o trabalho, cultura, esporte ciência, tecnologia e o meio ambiente que faz parte do seu cotidiano. O Ensino Médio precisa garantir a formação humana integral e igualitária para todos afim de que o sujeito possa, de maneira autônoma, fazer a leitura do mundo e atuar como cidadão pertencente.
Para chegar a universalização do ensino médio é preciso ao meu ver mais investimento com os alunos educadores e com a estrutura física escolar, além disso se faz importante uma profunda flexibilização ou readequação do currículo com novos espaços para aprendizagem e saberes, ampliar a formação e satisfação do professor, garantir a presença do aluno na escola.