Hoje em dia estamos tendo uma demanda um pouco maior, mas não o suficiente no ingresso ao ensino médio, pois os alunos estão sentindo que o mercado de trabalho é competitivo, e dando um pouco mais de valor. Já outros, sentem-se obrigados e sem vontade alguma, pois seus pais os mandam para a escola para ofertar-lhes um futuro diferente do seu. Mas mesmo assim, são poucos os que se interessam em continuar até o fim, as vezes conseguem algum emprego que não pede formação mínima e desistem dos estudos. Então, acabam vendo que se tivessem terminado seus estudos poderiam estar em um cargo melhor.
Há alguns que desistem por não acharem na escola algo do seu interesse, geralmente são aqueles alunos que estão viciados em jogos e não gostam de participar de nada, vivem em um mundo virtual.
Precisamos de mais formação continuada para os nossos professores ampliando ainda mais suas dinâmicas em sala e deixando suas aulas mais atraentes. Não obstante, os desafios não se esgotam aí, não basta apenas os jovens frequentarem a escola, mas sim, construir aprendizagens relevantes e significativas ao longo da sua escolaridade.
Educar para a vida é ensinar o que faz sentido, não apenas o que é pragmático.
Os alunos estão tendo o apoio do programa PRONATEC, onde são oferecidos cursos técnicos que preparam os educandos para o mercado de trabalho, só que com uma demanda muito baixa e distante para poder atender a maioria dos alunos que se interessam, pois está ficando cada vez mais difícil ter acesso.
Então existem programas para diminuir a evasão no ensino médio, porém estes programas não beneficiam a todos como foram citados. O objetivos do ensino médio é formar sujeitos autônomos.