A universalização do ensino

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O ensino nas escolas públicas encontra-se demasiadamente defasado, com instalações e recursos precários, professores desestimulados com extensa carga horária, sem programas efetivos de capacitação e sem condições básicas de trabalho.

A primeira mudança substancial deveria ser estrutural, proporcionando assim à escola um ambiente atrativo e acolhedor para alunos, pais e professores. Infelizmente o ensino não acompanhou a evolução, mantendo os mesmo recursos arcaicos perante às novas tecnologias de ensino e interatividade, desta forma é necessário mudar a política de redução de gastos, com uma melhor administração de recursos, visando sempre a melhor qualidade do ensino público. Também é necessário que haja uma integração entre a comunidade escolar e a sociedade que a rodeia, com eventos culturais como festivais de música, teatro, esportes entre outros eventos culturais é possível atrair pais alunos professores e demais membros do entorno do colégio a participar mais ativamente dos projetos escolares.

Desta forma conclui-se que a escola deveria ter autonomia para definir a melhor estratégia pautada no Projeto Político Pedagógico da instituição, norteando um trabalho que atende às demandas da sociedade, desta forma é possível atrais mais pessoas a participar do cotidiano escolar e assim determinar mais eficientemente quais são as necessidades dos membros da comunidade escolar.

 

Colégio Estadual Paulina Pacífico Borsari

Colaboradores: Maria Candida Ferreira, Bruno Bertoli, Elisa Sehnem e Patricia Cristina C.da Silva.