Atualmente estou lotado no Col. Est. João Mazzarotto, cidade de Curitiba, bairro Capão Raso. Estando na direção do mesmo já há três anos.
Juntamente com a equipe do Emsino Médio inovador fizemos algumas reflexões que aqui vimos repassar.
As escolas deveriam ter uma estrutura para a formação de verdadeiros cidadãos, munidas de equipes das áreas da psicologia. Pois os alunos deveriam ser detectados como portadores de disturbios da aprendizagem (TDAH), e serem educados com metodologias adeguadas. Fala-se tanto em inclussão mas a mesma não é levada a sério pelos sistemas politicos educacionais. Os nossos profissionais da educação não estão preparados para trabalhar com os mesmos, pois a academia ensina uma ciência fragmentada, ou seja; não é uma formação do ser humano como um ser complexo, e sim forma-se um geógrafo, um matemático e assim sucessivamente. E na sala de aula existe uma garotada complexa, e os mesmos estão recebendo um conteúdo fragmentado de cada ciência.
Os nossos alunos não estão conseguindo um inicio no mercado de trabalho, pois o único projeto que temos é o Jovem Aprendiz, e o número de vagas é muito pequeno.
A formação de nossos alunos, pela fragmentação da mesma, nos leva a uma reflexão de Antonio Gransci no Séc. XIX, onde o mesmo nos dizia que a escola não estava formando cidadâos para a sociedade, pois aquilo que estavam aprendendo na escola, quando adentravam na sociedade já estava ultrapassado, a função da escola segundo o mesmo, deveria ser um campo de pesquisa produzindo conhecimento para para a sociedade. É òbvio que a fala de Gransci era para o nivel superior, mas nós evoluimos, e que fator nos impede de fazermos hoje para o Ensino Médio?
Pensamos que devemos mudar o nosso curriculo, e inovar no ensino, levando os nossos alunos a construirem o conhecimento, e não ficarmos em uma educação transmissora de conteúdos, pois quando se constroi o saber ele ´torna-se pratico e útil. Acreditamos que a melhor forma é com metodologias adeguadas, o que nos impede de trabalhar com projetos interdisciplinares? É que nossos programas já vem prontos, ou seja os quadradinhos das disciplinas são preenchidos por cada professor, e esses conteúdos devem ser ministrados nos duzentos dias letivos.