UNIDADE DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - POLUIÇÃO DA ÁGUA

CADERNO CIÊNCIAS DA NATUREZA

UNIDADE DE ENSINO INTERDISCIPLINAR

POLUIÇÃO DA ÁGUA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: CEEBJA Casturina C. Bonfim

PROFESSORES PARTICIPANTES:
Claudete Hrysyki Vujanski
Edina Maria Maciel Correia Bertol
José Adilson Teixeira
Lucia de Cassia de Andrade
Maria Joana Machado de Andrade
Zeli Maria Krause Padilha
Marlene Knaut

ÁREA DISCIPLINAR: Unidade de Ensino Interdisciplinar

NRE: Núcleo Regional de Educação de Pitanga

ORIENTADORA DE ESTUDOS: Marli do Nascimento Teixeira

IES VINCULADA: UNICENTRO – GUARAPUAVA

ESCOLA DE IMPLEMENTAÇÃO: CEEBJA Casturina C. Bonfim e demais Colégios Estaduais

PÚBLICO OBJETO DA INTERVENÇÃO: Alunos do Ensino Médio dos colégios estaduais
TEMA DE ESTUDO DOS PROFESSORES DO PACTO:
Poluição da água

Abordagem pedagógico-curricular - problematização da
realidade por meio dos momentos pedagógicos.
POLUIÇÃO DA ÁGUA

TÍTULO: Unidade de Ensino Interdisciplinar – Poluição da Água

JUSTIFICATIVA DO TEMA DE ESTUDO/ ESTUDO DA REALIDADE:
Pitanga, carece de atuação mais eficaz relacionada a problemas que atingem a bacia hidrográfica. É importante que os estudantes tenham acesso a informações científicas relacionadas a proteção ao meio ambiente, objetivando a implementação de medidas preventivas, recuperatórias e compensatórias, bem como para a apuração de responsabilidades por danos ambientais.
Por meio da problematização da realidade serão tratadas questões como desmatamento de mata ciliar, poluição da água, agrotóxicos, instalação de hidrelétricas, entre outros problemas que não atingem apenas o município de Pitanga, mas diversas localidades que integram determinada bacia hidrográfica. Dessa forma, procuraremos desenvolver a conscientização dos educandos para o problema da poluição da água, mostrando que esse recurso tão importante para nossa sobrevivência, só estará disponível aos seus usuários, se estes tiverem conscientização sobre todos os cuidados para a sua preservação, principalmente a não poluição em suas diversas maneiras.
Pretende-se ainda, refletir sobre uso dos recursos hídricos e compreender o uso da água tratada e não tratada; analisar o uso responsável da água e suas repercussões na distribuição e disponibilidade do recurso; reconhecer e analisar práticas que comprometem a disponibilidade de água no município, no Brasil e no mundo e propor ações para o uso sustentável.

APRESENTAÇÃO/PROBLEMATIZAÇÃO:
Nos últimos anos, a comunidade acadêmica tem destacado a necessidade de articulação do saber e da prática dos professores com as pesquisas educacionais (André, 2012). Uma das finalidades do Ensino Médio apresentada no inciso IV do artigo 35 da Lei no 9.394/1996 (BRASIL, 1996), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), consiste na compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. Considerando os componentes curriculares da área de Ciências da Natureza, temos então, uma forma privilegiada de investigação, envolvimento, experimentação sobre o mundo natural na sua relação com o trabalho e com a sociedade.
Pretende-se, neste trabalho, fomentar a reflexão acerca da poluição da água, utilizando-se dos conhecimentos oriundos da Biologia, da Física e da Química e relacionando-os com os conhecimentos empíricos; apresentar conhecimentos científicos escolares por meio de atividades pedagógicas organizadas pelos professores; Realização de leituras; Leitura e observação de dados (de forma individual ou coletiva); construção de diferentes formas de interpretação; elaboração de argumentações pelos estudantes.
Nesse sentido, consideramos pertinente uma abordagem pautada na contextualização de seus conceitos com a realidade social, considerando o conhecimento científico produzido historicamente para que contribua com a formação integral do aluno.
O referido estudo será iniciado a partir dos seguintes questionamentos:
Você sabe qual a origem da água que abastece a cidade de Pitanga?
Você poderia apresentar alguns efeitos benéficos proporcionados pela água?
Será que ao longo do caminho feito pela água, até chegar a nossas casas, ela sofre modificações/alterações em sua qualidade?
Em 2009, fortes chuvas, levaram os dois rios que cortam a cidade de Pitanga a transbordarem, alagando 250 casas em 12 bairros, além de 67 ruas. Cerca de mil pessoas ficaram desabrigadas. O que teria contribuído para este alagamento?
Você faz regularmente a limpeza da caixa d'água em sua residência?

DESENVOLVIMENTO/ ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Inicialmente os alunos ouvirão a música Planeta Azul e por meio dos aspectos abordados na letra da canção faremos uma breve discussão sobre o tema - poluição da água. Alertando para o seguinte aspecto: tudo o que é lançado no ambiente atravessa toda a biosfera através do ciclo da água e, sendo afetada, transporta para todo ecossistema substâncias lançadas no ambiente pelos seres humanos como: fezes, urina, resíduos tóxicos industriais, mercúrio, inseticidas, chorume... O problema está no excesso de diferentes poluentes que são produzidos diariamente.
Na sequência, apresentaremos informações, por meio de diferentes gêneros textuais, sobre tipos de organismos que vivem nas águas, como bactérias, levando em consideração que todo ser vivo é importante, mas o excesso pode causar danos, reduzindo o oxigênio e, sendo lenta a reposição de oxigênio, peixes e moluscos por exemplo, podem morrer. ( Livro de Química p. 63 a 71)
Sobre o esgoto domiciliar, como acontece a coleta desse poluente nas residências próximas à beira dos rios. A quantidade de matéria orgânica lançada diretamente nas águas vem aumentando, causando a eutrofização. (Explicar a eutrofização e suas consequências). Leitura da conta de água; ( taxa de lixo e de esgoto, consumo de água, média consumidas); elencar possíveis soluções e sugestões para o manejo sustentável do uso e da preservação dos recursos hídricos no Município de Pitanga; Mostra de trabalhos e experimentos; visita à estação de tratamento da água e de esgoto;
Após a realização destas atividades assistiremos ao documentário sobre a poluição das águas. Planeta Água (Série Exibida no Fantástico): https://www.youtube.com/watch?v=qszsmTyMAd0

ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS INTERDISCIPLINARES:
Princípio de Pascal;
Princípio de Arquimedes;
Densidade e pressão;
Teorema do empuxo;
Sistema internacional de unidades e conversões;
Materiais e substâncias;
Estados de agregação da matéria;
Soluções;
Modelos Atômicos;
Fluxo de matéria e energia;
Citologia;
Agricultura Sustentável;
Fotossíntese;
Metabolismo, anabolismo e catabolismo;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA/INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA
De acordo com as DCNEM, o currículo do Ensino Médio deve ser organizado de tal forma que garanta a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras, das artes, do processo histórico de transformação da sociedade e da cultura, bem como o domínio da Língua Portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. Entendendo tais fatores como elementos essenciais para a formação humana integral dos estudantes, podemos inferir que a proposição acima caracteriza, de maneira geral, um conjunto de direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano que devem ser garantidos aos estudantes do Ensino Médio.
Para garantir tais direitos, o documento aponta que a organização curricular das unidades escolares, no que diz respeito à seleção de conhecimentos, metodologias, formas de avaliação, entre outros, deve ter presente as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como eixo integrador entre os conhecimentos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como princípio pedagógico, os direitos humanos como princípio norteador e a sustentabilidade socioambiental como meta universal. (BRASIL, 2012, p. 4-5)
Trabalhar numa perspectiva que leve em conta estas dimensões, de acordo com o documento, envolve reconhecer o papel da integração dos conhecimentos dentro de cada área, de modo que cada componente curricular proporcione a apropriação de conceitos e categorias básicas de maneira integrada e significativa, e não o simples acúmulo de informações e conhecimentos desarticulados e fragmentados.
Nesse sentido, a contextualização e a interdisciplinaridade constituem elementos fundamentais para se propiciar a articulação entre os saberes dos diferentes campos do conhecimento, assegurando a transversalidade do conhecimento de diferentes áreas e componentes curriculares. (BRASIL, 2012)
Conforme o que preconiza o caderno III - Na área das Ciências da Natureza, o currículo tem sido organizado historicamente de forma a priorizar processos de ensino e aprendizagem conteudistas, em que os conceitos de Biologia, Física e Química não dialogam entre si.
A falta de relação dos conteúdos com o cotidiano do aluno e sua realidade social é um dos fatores que favorece a memorização mecânica de conceitos, que acaba por servir apenas para que o estudante execute uma avaliação de maneira satisfatória, de modo que não seja penalizado com notas baixas.
Diante disso procurou-se organizar esta Unidade de Ensino Interdisciplinar buscando contemplar as três disciplinas por meio de conteúdos e metodologias que possibilitem a interação/diálogo entre elas. Por exemplo, em Química será dado ênfase à poluição química - ações de produtos indesejáveis como fertilizantes, compostos sintéticos como medicamentos, detergentes, inseticidas, plásticos, aditivos alimentares, solventes, herbicidas e combustíveis, salientamos que o excesso de nutrientes na água, gera a eutrofização, componente curricular de Biologia.
Afim de evitar a fragmentação na organização dos componentes curriculares de Biologia, o trabalho estará voltado para a poluição biológica das águas com vírus, bactérias, protozoários e suas consequências para a saúde humana. Estabelecendo um elo de ligação entre as ciências da Natureza salienta-se que a poluição gera calor alterando o meio biológico e o meio químico que dialogam com os conteúdos de Física ou os de Biologia e vice-versa, para abordarem de maneira integrada conceitos comuns.
Na Física poderá ser enfatizada a poluição térmica das águas – diminuição da solubilidade de gases como o oxigênio ocasionando a morte de animais aquáticos.

APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Realizadas as atividades acima, os alunos serão levados ao laboratório de informática onde elaborarão slides, e divididos em grupos farão apresentação das atividades desenvolvidas, conforme a estrutura a seguir:

POLUENTES DA ÁGUA

a) Agentes infecciosos:
Principais fontes humanas;
Efeitos nocivos;
Sugestão de solução.
Para cada poluente deverão fazer a sequencia de informações sugeridas no item a.
b) Resíduos com demanda de oxigênio;
c) Substâncias químicas inorgânicas;
d) Substâncias químicas orgânicas;
e) Nutrientes vegetais ;
f) Sedimentos;
g) Materiais radioativos;
h) Calor (poluição térmica).
Leia mais: http://www.economiadomeioambiente.com.br/solu%C3%A7%C3%
B5es-ambientais/agua/poluentes-da-agua/

REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014. 48p.;

PLANETA ÁGUA, Documentário sobre a Poluição das Águas. (Série Exibida no Fantástico) disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qszsmTyMAd0, consultado em 19/08/2015;

PLANETA AZUL, Chitãozinho e Xororó https://www.youtube.com/watch?v=r1xvBXlGjuk;
QUÍMICA CIDADÃ, volume 2: ensino médio: 2ª série / Wildson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól, (coords.). 2. ed. - São Paulo: Editora AJS, 2013. (Coleção química cidadã);