Unidade de Ensino - Ciências da Natureza - Reflexão e Ação - cad. III

Coordenadora: Luiza Alves Pereira
Professores: Dinancir S. Viero, Janete dos Santos Ferreira, Maria Leonilda Cuja de Aguiar, Marlene de Almeida Duarte, Michell Berlim, Rosimeri Santos Baumel e Themis Bannach de Azevedo

Reflexão e ação
Elaboração de uma unidade de ensino – Ciências da Natureza,  envolvendo os componentes curriculares da área de maneira interdisciplinar.

Justificativa
O grupo do Colégio Estadual Hélio Antonio de Souza de Pontal do Paraná, optou pelo tema Esporte para elaboração de uma unidade de ensino.  O tema foi escolhido por ser atrativo e fazer parte do cotidiano dos alunos, em segundo lugar pela proximidade dos Jogos Olímpicos 2016 com sede no Brasil.

Fundamentação Teórica

Segundo Luguetti*  (2014), o esporte é um modelo que pode ser aplicado a jovens em situação de vulnerabilidade social. Mais do que torná-los atletas de desempenho, o principal objetivo é fazer com que o esporte os torne bons cidadãos e contribua para sua formação pessoal.

Metodologia
O esporte será trabalhado de forma interdisciplinar a partir de diferentes situações: as reações corporais, provocadas por movimentos e reações orgânicas.
Os conteúdos relevantes que envolvem a temática encontram-se elencados abaixo, por disciplinas.

BIOLOGIA
Conteúdo programático: Metabolismo energético da célula.
Estudara a relação do metabolismo energético: respiração celular e fermentação;
Diversidade dos seres vivos: Características morfofisiológicas de seres vivos (produção de adrenalina)

QUÍMICA
Conteúdo programático:
Inorgânica – estudar a máscara que resolve o problema de alguns atletas que necessitam de oxigênio;
analisar o processo de glicólise fenômeno comum em práticas desportivas;
FÍSICA
Conteúdo programático:
movimento periódico, ondulatória
Mecânica;
Dinâmica do Movimento ;
Unidades, escala de tempo -conceitos físicos que envolvam códigos e símbolos físicos.
Biologia/química
Investigação e compreensão da poluição de sistemas costeiros decorrente de atividades antrópicas;
Química/física:
Compostos de carbono: funções orgânicas, ligações sigma e pi, noções sobre polímero, e eletrostática (Roupa dos nadadores)

Biologia/física:
Características morfológicas e evolutivas dos seres vivo relacionadas ao movimento.

* Carla Luguetti doutoranda da Escola de Educação Física e Esporte da USP (Universidade de São Paulo)

Considerações finais
Espera-se o envolvimento de toda a comunidade escolar na aplicação da unidade.

Referências
Esporte na escola não pode ser só competição, diz pesquisadora. Disponível em <http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/01/29/pesquisadora-busca-modelos-para-usar-esporte-em-favor-de-criancas-carentes-na-escola.htm> Visualizado em 08 de agosto de 2015.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores do Ensino Médio, Etapa II - Caderno III. UFPR/Setor de Educação, 2014.