Após uma análise e discussão em nosso grupo, levantamos questões em relação ao nosso olhar enquanto alunas há agumas décadas e como percebíamos nossos professores e hoje como professoras e o que percebemos em nossos alunos no contexto educacional. Dentro das finalidades da Educação Básica apontadas atualmente, quais os fatores mais relevantes e como eram encaminhadas estas questões há mais de três ou quatro décadas.
Como nós nos percebemos enquanto alunas e como eram os professores:
A aprendizagem era uma imposição tanto social quanto da escola. A disciplina era rígida, ditatorial. O aluno limitava-se a decorar e a reproduzir o que era ensinado. A opinião do aluno era considerada muitas vezes uma ofensa ao professor, este enquanto detentor do saber. As atividades eram realizadas individualmente ou em grupo e em alguns momentos ocorriam manifestações de expressões na comunicação verbal e corporal, mas sempre com orientação do professor, seguindo normas e regras já estabelecidas.
A criatividade era pouco valorizada em detrimento de modelos já estabelecidos e padronizados. As atividades físicas e esportivas eram incentivadas e valorizadas. Porém as atividades motoras desenvolvidas tanto na educação infantil quanto nas séries inciais do ensino fundamental, não eram trabalhadas visando o desenvolvimento do aluno e na maioria das vezes o objetivo era trabalhar a destreza em detrimento das reais necessidades dos alunos.
O domínio dos conhecimantos científicos pelos professores era muito valorizado. Porém a teoria não tinha relação com a prática. A "cultura do silêncio" predominava. Assuntos polêmicos não eram levados para a sala de aula. Não se falava em inclusão social ou educacional. A "escola" era excludente, ou seja, só progrediam e seguiam em frente os alunos que acompanhavam a escola.
Como nós percebemos nossos alunos e como estamos agindo como professoras:
Hoje o aluno faz parte do processo ensino/aprendizagem e sua participação é ativa e levada em consideração na escola. As práticas ocorridas no âmbito escolar, aproximam alunos e professores. O currículo vai de encontro às necessidades do momento e destacam assuntos relevantes a atuais. O espírito crítico é desenvolvido e valorizado, as atividades e questões educacionais são contextualizadas.
Trabalhamos com questões atuais, com inclusão escolar e social. A informação chega às salas de aula rapidamente. O uso das tecnologias tornam-se fundamentais para este momento educacional e devemos estar preparados, enquanto professores, para acompanharmos o nosso aluno. Pois o interesse pelas tecnologias é algo real. Sem deixarmos o mais importante de lado que é trabalhar o conhecimento cientifico com nossos alunos. Despertando nos jovens o espírito crítico, criativo e científico.
As atividades físicas e esportivas são amplamente divulgadas e trabalhadas, valorizando as expressões em todas as suas formas.A preocupação está em motivarmos nossos jovens a se tornarem cidadãos participativos e comprometidos, integrando-os na vida escolar e social. Buscamos cada vez mais oportunizar uma educação de qualidade que venha realmente atender as necessidades de nossos alunos, superando novos desafios .
Grupo de trabalho : Simone Caron Kogin (postagem do texto )
Pedrina Ramos de Oliveira
Valéria Soriana Wischral
Vera R. Machado