UMA REFLEXÃO CRÍTICA REFERENTE O ENSINO MÉDIO ATUAL

NÚCLEO DE FRANCISCO BELTRÃO

COLÉGIO ESTADUAL DE RENASCENÇA

RÚBIA CRISTIANE GUTSTEIN SABBI

             Perante os indicadores com vista a frequência do jovem no ensino médio, a relação entre educação e participação do desenvolvimento social, torna inadiável o enfrentamento do problema. Sendo assim a universalização do ensino médio seria possível através das Políticas de melhoria, das condições de trabalho, valorização dos profissionais, continuidade nas ações de manutenção e promoção de equipamentos didáticos, garantir o acesso e a permanência do transporte escolar para o período noturno e capacitação aprimorada dos professores. Também a  importância de redefinir e pautar os objetivos e melhorias da qualidade do ensino médio de acordo com o contexto escolar no PPP (Plano Político Pedagógico), tornando-o mais atraente e voltando-se ainda mais para a aprendizagem.

            Somos parceiros e construtores de projetos dos nossos jovens quando contextualizamos o espaço onde vivem relacionando-os com conteúdos estudados em sala de aula. Algumas estratégias são colocadas em xeque para que os mesmos falem de si, bem como seus interesses futuros. Dentre elas é proporcionar conversas com profissionais direcionadas a áreas específicas, trazendo informações pertinentes á segurança e direito do trabalho; fazer debates em sala sobre projetos de vida relacionando o trabalho e profissões dos pais; rodas de conversas, debates, orientações profissionais, amostragem de diferentes profissões de acordo com os interesses dos alunos (palestras, esclarecimentos sobre as variadas formas de trabalho). A reflexão sobre as relações existentes entre o que ensinamos e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura perante a questão curricular, nos faz pensar que restringir o sentido da escola e da educação à sua função instrumental seria um equívoco tão grande quanto a própria ideia de que, por meio da educação em ciências e tecnologia, resolveríamos o problema do acesso a uma cidadania plena, à cultura, ao saber, ao trabalho.

             Diríamos ainda que a educação em ciências e tecnologia no Brasil não pode se dar sem a incorporação de amplos valores humanos, ressaltamos que a educação em ciências e tecnologia do nosso povo não se fará sem a participação, lado a lado, de cientistas e educadores. Todas as reflexões e estratégias para alcançar tal objetivo devem ser encaradas como uma tarefa coletiva (curricular),  além de recursos: laboratórios didáticos, associações, clubes, museus, centros de ciência, centros de ciência e arte, no centro e na periferia, espaços para a criação e realização de novas e diferentes, inovadoras práticas sociais.

            Certamente os dilemas e clivagens que dividem hoje nossos cientistas e educadores não desaparecerão, mas, desde já, queremos acreditar que o fim da ideologia utilitarista em educação é uma evidência,  cujo sentido está nos próprios termos em que foi proposta: afirmar que a escola tem por finalidade preparar o educando para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho; o problema está na construção de sentido do que nela se aprende. Aprender ciências e tecnologia não é algo que possa ser feito independente de sentido, nos reforça a ideia que temos que pensar, agir e mudar com uma transposição didática ligada ao currículo, fazendo o que da certo independente de que a pedagogia faça parte, partindo do real até chegar na especificidade identificando os conceitos científicos para explicar um dado fenômeno.

           A elaboração de uma proposta curricular integrada, é  de fundamental importância. Contextualizar  metodologias interdisciplinares,   não fragmentando o  conhecimento e priorizando  o conhecimento científico  facilita o ensino aprendizagem  e não perde a especificidade das disciplinas.  A reflexão sobre a  ligação entre as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes em cada período histórico, retrata   a ciência  da tecnologia bem como a cultura de cada época, e tem como objetivo novas descobertas  relacionando  com a  nossa realidade atual.

         " O Ponto De Mutação",  que enfatiza  a problemática  da sociedade contemporânea e propõe uma visão mais sistêmica da realidade humana, questionando a fragmentação do conhecimento praticada nas escolas, propõe um trabalho sobre : Educação Alimentar  e Nutricional, onde pode-se articular um trabalho que contemple essa ligação entre as ciências quanto ao acesso a  uma alimentação saudável, produção , transporte, armazenamento, acesso físico e econômico a alimentos , empregos, educação, saúde e também ética.  Neste sentido cabe a cada disciplina enfatizar a situação que mais se encaixa, não deixando de lado o contexto multidisciplinar.  A disciplina de Filosofia tem como objeto de estudo o ser humano, bem como os conceitos básicos  das teorias do conhecimento, ética, liberdade, política, bioética e estética. Assim, tendo claro o objeto de estudo de cada área fica fácil relacionar os conteúdos com a questão enfatizada.

           O conhecimento de diferentes áreas, podem ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação, por outra mais dialética.  Nesta perspectiva, relacionando  ao vídeo “Em busca de Joaquim Venâncio",  são possíveis de realização sim, podendo ser atrelado a várias áreas do conhecimento com os alunos, através da busca da situação problema, podendo atingir todas as disciplinas. Várias metodologias possibilitam a aproximação da problemática estudada, mantendo assim a especificidade de cada disciplina. As posturas dispostas quanto a participação na gestão democrática da escola seriam a partir da não omissão diante de certas situações, também participação assídua e disposição de discussões coletivas  fora de horário escolar. Outra sugestão seria quanto as reuniões de inicio de ano, onde seria pertinente a reestruturação de metas previstas no calendário.

           Diante do levantamento de situações vividas na escola percebeu-se que os benefícios foram coletivos e que a maioria dos envolvidos prioriza o bom andamento da Instituição e o bem estar dos alunos com compromisso e qualidade. Para as próximas situações que possam surgir, o grupo sugere que seja continuo a elaboração coletiva. A Escola possui o Conselho escolar instalado e as decisões tomadas foram sempre priorizando o bem estar coletivo, tanto no que compete, quanto na estrutura física humana e material. Porém há a necessidade de encontros regulares para discutir o andamento da escola. Já em questão do Grêmio Estudantil o mesmo está instaurado, no entanto não é atuante devido a falta de clareza da função.

           Quanto a situação patrimonialista, muitos pais não assumem sua responsabilidade, não acompanhando o andamento da escola e a vida escolar dos filhos, muitos por falta de clareza e conhecimento, outros por constrangimento perante a imposição feita pela gestão escolar. O Plano Político Pedagógico da Escola (PPP) é amplamente divulgado e acessível, favorável ao desenvolvimento do trabalho, bem como seguido. Ele é reestruturado sempre que surgem necessidades. Favorecendo o dialogo e o desenvolvimento do aluno como cidadão reflexivo. As posturas dispostas quanto a participação na gestão democrática da escola seriam a partir da não omissão diante de certas situações, também participação assídua e disposição de discussões coletivas  fora de horário escolar. Outra sugestão seria quanto as reuniões de inicio de ano, onde seria pertinente a reestruturação de metas previstas no calendário.

           Diante do levantamento de situações vividas na escola percebeu-se que os benefícios foram coletivos e que a maioria dos envolvidos prioriza o bom andamento da Instituição e o bem estar dos alunos com compromisso e qualidade. Para as próximas situações que possam surgir, o grupo sugere que seja continuo a elaboração coletiva. A Escola possui o Conselho escolar instalado e as decisões tomadas foram sempre priorizando o bem estar coletivo, tanto no que compete, quanto na estrutura física humana e material. Porém há a necessidade de encontros regulares para discutir o andamento da escola. Já em questão do Grêmio Estudantil o mesmo está instaurado, no entanto não é atuante devido a falta de clareza da função. Quanto a situação patrimonialista, muitos pais não assumem sua responsabilidade, não acompanhando o andamento da escola e a vida escolar dos filhos, muitos por falta de clareza e conhecimento, outros por constrangimento perante a imposição feita pela gestão escolar. O Plano Político Pedagógico da Escola (PPP) é amplamente divulgado e acessível, favorável ao desenvolvimento do trabalho, bem como seguido. Ele é reestruturado sempre que surgem necessidades. Favorecendo o dialogo e o desenvolvimento do aluno como cidadão reflexivo